Vidroplano
Vidroplano

Para uma gestão mais eficiente

22/02/2022 - 10h45

domingos-fev2022Fevereiro começou com grandes expectativas por aqui. Disparamos um breve questionário para dar origem ao nosso novo indicador (ainda em fase piloto), o Termômetro Abravidro. Consulta feita, temos o primeiro resultado. Em janeiro de 2022, as vendas, em metros quadrados, registraram queda de pouco mais de 6% em comparação com o mês anterior. Sabemos que dezembro e janeiro são meses com dinâmicas diferentes e volume de demanda também diferente, mas é assim que se começa uma série histórica: dando o primeiro passo.

Nosso objetivo é divulgar mensalmente para o mercado uma referência da performance de vendas das processadoras em metros quadrados. O Termômetro se soma ao Panorama Abravidro, estudo econômico que, no ano passado, completou uma década e registra dados anuais do segmento de vidros planos processados não automotivos.

As duas iniciativas são contribuições valiosas da Abravidro ao setor vidreiro. Para as processadoras, são uma referência da média do mercado para comparação com os resultados individuais de suas empresas. A outros atores sinalizam o momento do setor e podem dar bons indícios da intenção de compras de insumos, investimentos e outros.

E se acreditamos verdadeiramente no impacto dessas referências para a gestão eficiente das empresas do setor, temos outra certeza: para que possamos seguir produzindo esses dados, é fundamental que os representantes dessas mesmas empresas que se beneficiam dos resultados participem, com as suas informações, dos nossos levantamentos. Nunca é demais dizer: os dados individuais estão protegidos por termo de confidencialidade assinado entre a Abravidro e a GPM Consultoria e são acessados apenas pela equipe econômica, responsável por agrupá-los e consolidá-los para divulgação pela Abravidro.

Por isso, este mês aproveito para convidar você, profissional da cadeia de processamento, a responder ao questionário do Panorama Abravidro que vai trazer os principais dados do setor no ano de 2021. Se sua empresa não recebeu o link para a pesquisa, basta entrar em contato com a nossa equipe. Toda participação é bem-vinda! Vai ser especialmente interessante comparar esses resultados com os de 2020, início da pandemia, e também com o já distante 2019, quando não fazíamos ideia do que nos aguardava. Esses exercícios de análise nos permitem reflexões e insights diferenciados, além de aprendizados sobre a realidade das nossas empresas e a média do mercado. Nosso setor conta com você!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 590 (fevereiro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters