Vidroplano
Vidroplano

Paredes envidraçadas integram hotel à natureza

22/02/2022 - 10h32

Em janeiro, a seção “Vidro em obra” apresentou o Altar Prainha, uma residência localizada na represa do Jaguari, interior de São Paulo, cujas paredes envidraçadas integram a casa à natureza ao redor. Este mês, mostramos um projeto internacional que vai mais fundo nesse conceito. O Hotel Patina Maldives, nas Maldivas, coloca seus hóspedes praticamente dentro do Oceano Índico, em meio a um paraíso natural único. E apesar de estar do outro lado do planeta, a obra foi projetada por um escritório de arquitetura brasileiro.

Cercado por belezas
Desenvolvido pelo Studio MK27, liderado pelo arquiteto Márcio Kogan, o hotel se inspira no conceito de isolamento proporcionado pelas Ilhas Fari, onde está instalado. O espaço é um local acolhedor, o que permite aos hóspedes liberar a criatividade em ambiente natural, “um lar temporário no exuberante azul infinito, vida selvagem e céu aberto” – nas palavras do próprio escritório.

As linhas arquitetônicas reforçam a imersão na natureza: elas nunca rompem o horizonte, são visualmente permeáveis, colocando o ser humano no centro da experiência desse contato com o mundo ao redor. Até por isso, a obra aplica soluções ecológicas para diminuir seu impacto em relação à criação de resíduos, poluição e desequilíbrio ambiental. Além de ter recuperado florestas em ilhas vizinhas, plantando milhares de árvores e arbustos, os proprietários instalaram sistemas de reúso de água para irrigação e painéis fotovoltaicos para a geração de energia solar. Segundo dados do hotel, graças a esses recursos, 795 t de gás carbônico deixarão de ser emitidas a cada ano. Outro projeto bastante relevante nesse sentido é o de preservação dos recifes locais.

vidro-em-obra2

 

Transparência total
O Patina Maldives tem diversos tipos de habitação:

Villas: são os quartos à beira da praia e “dentro” do mar. Todas as 90 villas contêm piscina privativa;

Studios: 20 quartos na parte interna da ilha, próximos às galerias de arte e lojas do hotel;

Collection: sobrados à beira da praia com três quartos. São indicados para famílias e grupos grandes de hóspedes.

vidro-em-obra3

 

Todos esses espaços contam com o principal trunfo para a integração com o exterior: grandes portas de correr envidraçadas permitindo vistas incríveis do Oceano Índico e do nascer e pôr do Sol. As esquadrias minimalistas aplicadas ali (modelo Ah!38, da Panoramah!) têm grande importância para isso: aproveitam ao máximo a área transparente, fazendo com que o visitante tenha total contato com os arredores mesmo com as portas fechadas.

Ficha técnica
Obra: Hotel Patina Maldives
Autor do projeto: Studio MK27
Local: Ilhas Fari, Maldivas
Conclusão da obra: 2021

vidro-em-obra4

 

Crédito da imagem: Patina Maldives, Fari Islands Asset Library

Este texto foi originalmente publicado na edição 590 (fevereiro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters