Vidroplano
Vidroplano

Pesquisa para Panorama Abravidro 2024 está aberta

24/01/2024 - 18h34

O ano de 2024 chegou e, por mais que nossos desejos sejam de que a virada do calendário traga junto boas mudanças, é fato que a realidade nem sempre vai ao encontro desses anseios. Já 2023 foi um ano difícil, de grandes desafios. Por isso mesmo, é muito importante entender qual o desempenho do segmento vidreiro no período para nos prepararmos para o novo ano. Como ter elementos capazes de ajudar a manter sua empresa no caminho correto? A resposta está no Panorama Abravidro 2024!

Importância
Criado em 2012, o principal estudo econômico do mercado de vidros no Brasil é uma publicação anual. Nele há dados atualizados sobre diversos aspectos do setor, incluindo faturamento da cadeia de processamento, volume produzido, itens processados mais fabricados e produtividade média das empresas, entre outros.

O Panorama tem diferentes usos para o segmento: para as empresas processadoras, o estudo oferece a possibilidade de comparar seus resultados individuais com a média do setor, avaliando assim oportunidades e eventuais pontos de melhoria e correções de rota necessárias. Para fornecedores de equipamentos, insumos e acessórios, ajuda a entender qual o cenário de negócios, além de trazer um pouco do humor para o ano vigente na parte qualitativa da pesquisa.

O estudo também é essencial para a Abravidro, pois serve para dimensionar o mercado, permitindo que a entidade planeje ações para a defesa de nossos interesses, assim como outras iniciativas diversas, voltadas para treinamento e qualificação, por exemplo. Com o Panorama, a Abravidro consegue ainda identificar os principais pontos de atenção para a cadeia em âmbito nacional e também fundamentar pleitos junto às diferentes esferas governamentais.

Cultura de dados
“A Abravidro criou seus dois principais estudos – o Panorama e o Termômetro – para que estejamos envolvidos por uma ‘cultura de dados’, algo fundamental para nosso desenvolvimento”, explica Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro. O Termômetro, por exemplo, conta com mais de cem respondentes na maioria dos meses: isso reflete a confiança das processadoras em relação à metodologia da Abravidro e também a vontade de ter acesso a dados com credibilidade.

Por isso, que tal nos engajarmos também com o Panorama? Estudo mais completo e aprofundado do que o Termômetro, ele permite uma radiografia macro da situação da cadeia. “Quanto maior o número de respondentes, mais representativo e realista é o resultado da pesquisa. O mercado como um todo só tem a ganhar”, ressalta Ribeiro.

100% confidencial
A cada edição do Panorama vale reforçar uma informação essencial: apenas os economistas da GPM Consultoria têm acesso às informações fornecidas pelas empresas – nem mesmo a equipe da Abravidro tem contato com esses dados. Os economistas responsáveis assinaram um termo de confidencialidade, registrado em cartório, assumindo que apenas os números consolidados e agregados são tornados públicos, sem distinguir uma empresa da outra.

Acesse a pesquisa!
Para respondê-la, basta entrar no link https://pt.surveymonkey.com/r/Panorama_Abravidro_2024

Importante: a Abravidro disponibiliza todas as questões abordadas no estudo em um rascunho que pode ser baixado pelas empresas. Assim, é possível saber de antemão quais informações serão necessárias.

Dúvidas sobre o estudo?
Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o Panorama Abravidro 2024, envie e-mail para panoramaabravidro@gmail.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 613 (janeiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Foto de abertura: Gorodenkoff/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters