Vidroplano
Vidroplano

Planejamento em tempo de crise

28/05/2020 - 10h50

Escrito por AGMKT

Como enfrentar um período turbulento? Não existe solução mágica, mas um planejamento estratégico estruturado contribuirá para que a empresa passe por essa fase.

Faça um autodiagnóstico de seu empreendimento: se estiver envolvido em guerra de preços sem fim, se os produtos ou serviços são praticamente iguais aos da concorrência ou se a equipe de vendas está desmotivada, está na hora de parar de reagir e começar a agir.

Alguns passos são importantes para a construção de um plano:

1. Forme um grupo heterogêneo com os principais membros de cada área da empresa. Ele irá elaborar o plano, fará a divulgação interna e implementará as ações.

2. Revise ou defina o propósito do seu negócio. Proponha aos membros que pensem e, juntos, pelo consenso, identifiquem o motivo pelo qual a empresa existe.

3. Reavalie os valores éticos e morais, levando em conta o passado cultural, o ambiente e, principalmente, as crenças. Isso ajuda, por exemplo, a contratar pessoas mais adequadas aos valores da companhia.

4. Faça uma análise interna de pontos fortes e fracos. Olhando para o mercado, defina oportunidades e ameaças. Isso trará clareza sobre a situação da empresa — ela pode estar em crescimento, em fase de inovação, estagnação ou extinção.

5. Com esse conjunto definido, elabore seus objetivos. Eles precisam ser ambiciosos, porém realistas, mensuráveis e com prazos predeterminados. Lembre-se de que o planejamento não deve ser estático. Deve ser usado como um instrumento de gestão e nunca colocado na gaveta. Não se esqueça ainda de avaliar continuamente, pois sempre serão necessárias mudanças.

6. Defina ações para cada objetivo. Seja realista, pense em iniciativas que estejam de acordo com a realidade financeira e, principalmente, que sejam implementáveis. Determine prazos para o início e término das ações e eleja os responsáveis por elas.

7. FAÇA ACONTECER!

 

A AGMKT é uma consultoria e assessoria em marketing para pequenas e médias empresas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 569 (maio de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters