Vidroplano
Vidroplano

Por que ter estratégia?

22/11/2019 - 15h10

Escrito por Jerônimo Mendes

Abrir uma empresa é a coisa mais fácil do mundo. Manter essa empresa e conseguir bons resultados é um desafio. Empreendedores competem num mercado que privilegia a persistência, o planejamento e as vantagens competitivas duradouras. Se você não sabe mais quem é o competidor, mas entende que os princípios da gestão não mudam tão facilmente, estabelecer uma estratégia torna-se imperativo. Sua empresa precisa discutir com frequência as razões que poderão perpetuar ou destruir o negócio mais adiante.

A estratégia deve responder a quatro questões fundamentais:

– Em que negócio você está? (segmento);

– O que você realmente vende? (produto ou serviço);

– Qual é seu público-alvo (foco);

– Qual é seu diferencial competitivo? (vantagem competitiva).

Quanto mais corretas e claras forem as respostas, melhor o entendimento do seu mercado, maior o esforço para tornar seu produto um sucesso e maior a percepção por parte do seu público-alvo.

Assim sendo, uma boa estratégia resume-se em:

1. Reforçar seus pontos fortes, a ponto de torná-los uma vantagem competiva;

2. Reduzir seus pontos fracos, a fim de diminuir a vulnerabilidade do seu negócio;

3. Aproveitar as boas oportunidades para se tornar ainda mais rentável;

4. Precaver-se contra as ameaças que surgem todos os dias.

E por que criá-la? Por seis motivos:

– Gerar um modelo de negócio diferenciado;

– Garantir o retorno sobre o investimento;

– Adotar um posicionamento correto;

– Atrair bons investidores e/ou agentes de financiamento;

– Tomar decisões melhores;

– Garantir a sustentabilidade do negócio.

Em caso de dúvida, lembre-se da máxima chinesa: para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. O segredo está na execução. É a disciplina que separa os que fazem daqueles que vão continuar pensando que isso não é importante. Pense nisso, empreenda e seja feliz!

 

Jerônimo Mendes é administrador, coach, professor universitário e palestrante, além de escritor de livros como Empreendedorismo 360 graus e A atitude muda tudo.

Este texto foi originalmente publicado na edição 563 (novembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters