Vidroplano
Vidroplano

Progresso com um toque de transparência

31/08/2023 - 11h45

A Internet como a conhecemos é algo tão elementar na vida cotidiana atual que mal nos damos conta de como são os processos para que ela chegue até nós. Um ponto já adiantamos: não é por mágica. Para conectar as redes, há milhões de cabos de fibra óptica espalhados pelo mundo, inclusive no fundo dos oceanos, ligando um continente ao outro com alta qualidade, velocidade e capacidade para o tráfego de informações. Esses cabos são mais do que vitais para a existência de toda a tecnologia que envolve nossa rotina (e nosso futuro) – do funcionamento de tomadas inteligentes à evolução da Inteligência Artificial. O que talvez muitos não saibam é que no interior de boa parte deles tem um elemento translúcido bem familiar, importante para que toda a operação ocorra de forma ainda mais efetiva: o vidro.

A fibra óptica com vidro possui filamentos flexíveis fabricados com materiais transparentes. Sua estrutura é composta por feixes de vidro bem-pequenos, da espessura de um fio de cabelo, capazes de atingir vários quilômetros de comprimento. Há, inclusive, opções feitas em plástico ou vidro composto. Porém, as fibras produzidas com sílica – elemento abundante em nosso material – são as mais utilizadas em sistemas de telecomunicações, por apresentarem melhores características de transmissão. Além disso, são excelentes para a aplicação em ambientes desafiadores como, por exemplo, aqueles com incidência de altas temperaturas e os que sofrem com a ação de produtos químicos corrosivos.

Quando for assistir àquele vídeo favorito ou responder a um amigo no aplicativo de mensagens, lembre-se da ajuda do vidro para isso.

Este texto foi originalmente publicado na edição 608 (agosto de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: issaronow/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters