Vidroplano
Vidroplano


14º Simpovidro começa com grande público e anúncio importante

07/11/2019 - 23h57

O 14º Simpovidro começou. Durante todo o dia, ônibus vindos de Recife traziam 684 vidreiros de todo o Brasil – e do exterior –, que desembarcavam no aeroporto da capital pernambucana, rumo ao Enotel Porto de Galinhas para mais uma edição do principal encontro vidreiro da América Latina. O público supera a expectativa da Abravidro, organizadora do evento, e é 33% superior à edição passada, em 2017.

A cerimônia de abertura, conforme a tradição, foi durante a noite, com discursos do presidente da Abravidro, José Domingos Seixas, e dos executivos das usinas de base, patrocinadoras do simpósio: AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass e Vivix – veja o que eles disseram aqui.

Fatos importantes
Domingos lembrou que de 2017, ano do 13º Simpovidro, e 2019 o mercado passou por fatos significativos: desabastecimento, fechamento da União Brasileira de Vidros (UBV), greve dos caminhoneiros e a instabilidade das eleições.

“2018 marcou a volta do crescimento do setor, após anos de queda”, afirmou. “Em 2019, tivemos a inauguração de um novo forno. Neste momento, com a maior capacidade instalada da história de nossa cadeia no País, o mercado segue desaquecido”, lamentou. Essa soma, ressaltou o presidente da Abravidro, resulta na queda do preço do vidro, que tem prejudicado o setor.

Há otimismo
O dirigente admitiu que o otimismo de todos com o início do novo governo não se justificou, mas medidas e números divulgados recentemente recuperam, aos poucos, a confiança do empresariado.

Como prova disso, lembrou que a Glass South America 2020, principal feira vidreira da América Latina (a Abravidro é parceira exclusiva do evento), tem boas vendas e ainda apresentou uma importante novidade: o retorno do Glass Performance Days South America (GPD Same). A edição sul-americana do principal congresso vidreiro do mundo volta a ser organizada dentro da feira, após seis anos de hiato.

Por fim, reforçou a ampla ação da Abravidro na defesa e fortalecimento do setor, com trabalhos para a criação de normas técnicas, formação de mão de obra e aperfeiçoamento de processos nas empresas, entre outros.

O maior encontro da vidreiro da América Latina
O 14º Simpovidro é realizado de 7 a 10 de novembro no Enotel Porto de Galinhas. Organizado pela Abravidro, o evento tem o patrocínio das usinas de base e o apoio de dezoito empresas: Abrasipa, Arbax, Bottero, Diamanfer, Dip-Tech, Eastman, Glass Control, Glassparts, Glass South America, Glaston, GR Gusmão, Keraglass, Kuraray, Lisec, Prodim, Screenline, Sglass e Vetro Máquinas.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters