Vidroplano
Vidroplano


14º VidroSom discute vidros e acústica em Florianópolis

12/04/2022 - 18h03

O 14º Seminário Soluções Acústicas em Vidro (VidroSom) foi realizado no dia 8 de abril, como parte da 11ª edição do Saie Vetro – Salão Itinerante de Esquadrias e Vidro, em Florianópolis. Este ano, o evento retomou o formato presencial e reuniu especialistas da área de acústica para apresentar, de maneira didática, técnicas e cases relacionados à atenuação sonora.

edson claro site

 

Tendo como tema central “Conforto acústico é a bola da vez”, o VidroSom 2022 contou com patrocínio da Cebrace e Saint-Gobain. O empresário Edison Claro de Moraes, diretor-geral da Universidade do Som e idealizador do evento, comentou que ficou impressionado com a qualidade e o conteúdo apresentado pelos palestrantes.

Conforto acústico e térmico em pauta
O engenheiro Nilson Viana, coordenador da consultoria técnica da Cebrace na Região Sul, destacou em sua apresentação que o vidro e a esquadria são fundamentais para o conforto acústico do ambiente. Ele explicou a necessidade de entender o entorno da edificação e saber quais são os ruídos que podem gerar desconforto para se obter a melhor especificação do conjunto.

vidrosom palestra site

 

O engenheiro e professor Fernando Simon Westphal, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abordou o uso de vidros de controle solar, explicando que esses produtos proporcionam maior integração com o exterior e facilidade de manutenção. Segundo Westphal, o projeto pode ser apoiado por simulação computacional, com os vidros entrando como elemento de destaque em edificações de alto desempenho.

A engenheira Michele Gleice da Silva, diretora técnica do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), analisou aspectos práticos da utilização das normas técnicas para valorizar um empreendimento. É necessário levar informações aos clientes para que consigam enxergar o valor agregado ao imóvel quando utilizadas esquadrias e guarda-corpos que atendam as normas.

Foram apresentados ainda três cases que despertaram muito interesse: Sistema Sophia Silence, sobre o produto de mesmo nome lançado no ano passado pela Perfil Alumínio, com tecnologia para janelas que atenua ruídos com excelente relação de custo e benefício; Telhado de Vidro Acústico, a respeito de uma casa de shows em zona residencial; e Revelações da Fotografia do Som, um novo recurso à disposição do mercado.

Concurso de desenho e ação social
Mais uma vez o VidroSom realizou o concurso de desenhos com o tema “Como a poluição sonora afeta a minha vida”. Participaram alunos da 2º ao 6º anos do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Rosinha Campos, de Florianópolis. No total, 170 trabalhos foram inscritos: os alunos Maike Cassinelli Leme (10 anos) e Emily Souza Santana (11 anos) foram os vencedores e ganharam notebooks oferecidos pelos patrocinadores.

Além disso, o VidroSom também arrecadou doações para a Nova 4E (entidade especializada em pessoas com deficiência intelectual), de São Paulo.

Saie Vetro
A 11ª edição do Saie Vetro foi realizada em formato presencial no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul), nos dias 7 e 8 de abril. O evento recebeu cerca de 7.800 visitantes, e sua cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades do setor vidreiro da região Sul, como Lucas Bremm Oliveira (presidente da Adivipar), Lino Rohden (presidente da Ascevi) e Rafael Ribeiro (presidente do Sindividros-RS).

A feira trouxe mais de oitenta marcas expositoras, incluindo Agmaq, Udinese e Vipel/Alump, entre outras. Em relação aos lançamentos, um dos destaques foi o sistema BigSpace, apresentado pela Steinglass no estande da Blindex Sacadas: desenvolvido para o envidraçamento de grandes vãos, ele permite fechar e recolher as folhas de vidro, garantindo um grande aproveitamento do vão.

Crédito da imagem de abertura: Divulgação Saie Vetro

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters