Vidroplano
Vidroplano


15º Simpovidro: abertura reflete sobre últimos anos do setor

18/11/2022 - 09h08

A 15ª edição do Simpovidro teve início nesta quinta-feira (17). Ao contrário da edição anterior, realizada em 2019, os participantes deste ano – vidreiros de todo o Brasil e também do exterior – escolheram carros como a principal forma para chegar ao Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba (RJ), devido à proximidade do hotel em relação às principais capitais do Sudeste.

A solenidade de abertura do evento aconteceu durante a noite, na Plenária Simpovidro. José Domingos Seixas, presidente da Abravidro, fez o discurso inicial, seguido pelas falas dos executivos das usinas de base AGC, Cebrace, Guardian e Vivix, patrocinadoras do simpósio (clique aqui para conferir o que eles disseram).

Perseverança em meio à turbulência
“São três anos desde a última edição do Simpovidro. Naquela ocasião, não tínhamos a mais vaga ideia do que o País e o mundo viveriam dali pra frente”. Com essas palavras, Seixas iniciou uma reflexão sobre os impactos sofridos pelo setor vidreiro nacional nos últimos anos – e a forma como nosso segmento reagiu a eles.

Ele observou que, num primeiro momento após a chegada da pandemia, houve uma retração no mercado, tanto no fornecimento de float como nas atividades de processadoras. Contudo, meses depois a demanda pelo nosso material passou a crescer, como mostrado no Panorama Abravidro 2021: “Foram tempos estranhos e de muito aprendizado para todos, inclusive para a própria Abravidro”, avaliou.

Abravidro em ação
Para reforçar esse ponto, ele destacou algumas das ações desenvolvidas pela Abravidro nesses últimos anos, como a continuidade das reuniões para revisões de normas técnicas e desenvolvimento de novos documentos – o que levou, no ano passado, à publicação da primeira prática recomendada da ABNT para vidros e para a construção civil em geral, a ABNT PR 1010 – Aplicação e manutenção de vidros na construção civil. Foi lembrado também o trabalho desenvolvido em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) para que o governo federal reduzisse as alíquotas dos vidros float e impresso, além da iniciativa de levar conhecimento aos profissionais do nosso setor por meio de treinamentos, como os módulos da Especialização Técnica Abravidro.

Em relação às ações em 2022, Seixas destacou o lançamento do Termômetro Abravidro, agradecendo a todas as processadoras que têm participado das pesquisas e convidando as demais a se juntarem à iniciativa. Também enfatizou a realização da Glass South America 2022 e o recorde de público obtido pela feira este ano. “A Abravidro não para, está sempre trabalhando em prol do nosso mercado”, afirmou, agradecendo à equipe da associação, à superintendente Iara Bentes e aos membros da diretoria.

EducaVidro
Houve espaço ainda na apresentação de Seixas para mostrar um vídeo do programa Vidro Certo. Nele, Iara Bentes e Lucien Belmonte (superintendente da Abividro), ressaltaram a importância de que nosso setor busque sempre formar profissionais qualificados para melhorar o padrão de especificação e aplicação do vidro plano no Brasil. Nesse sentido, eles anunciaram uma iniciativa do programa, a EducaVidro, que trará uma série de aulas especiais desenvolvida para trabalhos de educação a distância.

Ao final de seu discurso, José Domingos Seixas deixou a todos o seu recado: “2022 não foi um ano fácil, foi bastante desafiador, e 2023 não será diferente. Mas a Abravidro continuará lutando pelo nosso mercado. Conte com a gente.”

 

Crédito da foto de abertura: Marcos Santos e Andreia Naomi



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters