Vidroplano
Vidroplano


15º Simpovidro encerra-se com mensagem sobre associativismo

20/11/2022 - 12h09

Este ano, o principal encontro vidreiro da América Latina recebeu 655 participantes. As palestras foram enriquecedoras para o planejamento das empresas. Os espaços para atividades para networking e lazer também foram muito bem aproveitados.

A cerimônia de encerramento foi feita na Plenária Simpovidro, no dia 19. “Só tenho a agradecer. Este Simpovidro, tudo isso, só pôde ser realizado graças a todos vocês”, afirmou José Domingos Seixas, presidente da Abravidro, em sua mensagem final para os participantes do 15º Simpovidro. Assim como na abertura, Seixas fez questão de enfatizar a importância do trabalho e da dedicação da equipe da Abravidro na realização do evento e em tudo o que a associação faz.

O associativismo é muito importante para o desenvolvimento do setor vidreiro nacional, destacou o dirigente. “A Abravidro tem mais de 200 associados, mas esse número representa só um pedaço de todo o nosso mercado”, avaliou, convidando as empresas presentes no 15º Simpovidro que ainda não são associadas a se juntar à associação, que desenvolve um trabalho sério para a união desse mercado de forma que todos possam crescer juntos.

 

Balanço das usinas

Representantes das quatro usinas de base do nosso setor também falaram na cerimônia de encerramento.

Flávio Vanderlei, da Cebrace, comentou como o vidro, mesmo existindo há milênios, mostra-se um material que representa cada vez mais modernidade, transparência e sustentabilidade. Nesse sentido, ele destacou as iniciativas da Cebrace voltadas para o setor, como o lançamento do showroom itinerante GlassTruck e da Loja Cebrace Online, e convidou os participantes a pensar em novas possibilidades para o nosso material: “Se verificarmos nosso mercado, a maioria dos temperados fornecidos para a construção civil é composta de incolores 8 mm; precisamos sair do básico, guiar-nos pelas informações do mercado e aproveitar as oportunidades para vender produtos mais diferenciados”, sugeriu.

Mauro Gallo, da AGC, afirmou que seus mais de 20 anos na indústria do vidro têm sido um grande aprendizado, parte de uma jornada que considera só estar começando. “Consideramos que 2023 ainda será um ano bastante desafiador, mas a AGC tem em seu DNA a postura de nunca tomar o caminho mais fácil, mas sim o de enfrentar as dificuldades”, disse ele, considerando que, juntos, todos os elos do setor vidreiro nacional serão capazes de superar os desafios que encontrarem adiante.

Para Rafael Rodrigues, da Guardian, foi uma grande felicidade poder estar com todos ao longo desses quatro dias; ele agradeceu à equipe da Abravidro pela realização do evento, bem como aos participantes do Simpovidro pelo carinho e receptividade de todos com a equipe da empresa. “Saímos daqui mais confiantes de que iremos superar todos os desafios; estamos ouvindo o que vocês têm a nos dizer e vamos continuar crescendo juntos”, comentou.

Essa foi a primeira participação de José Ribeiro, da Vivix, no Simpovidro. Em sua fala, ele destacou a importância do conteúdo das palestras do simpósio para que todos possam refletir bastante sobre o que podem fazer mais e melhor daqui para a frente, bem como a de todos terem tido a oportunidade de se reencontrar, conversar, conhecer novas pessoas, trocar ideias e refletir. “A Vivix é uma empresa empenhada em crescer de forma sustentável e responsável”, afirmou, citando ainda o preparo da segunda planta da usina, que deverá ficar pronta daqui a três anos.

 

Feira de Oportunidades

Assim como nas edições anteriores, o 15º Simpovidro contou com a Feira de Oportunidades, montada em frente às entradas para a Plenária Simpovidro. As 19 empresas apoiadoras do simpósio – Grupo Biesse, Bottero, Diamanfer, Eastman, Finoglas, GlassControl, GlassParts, GR Gusmão, Italotec, Keraglass, Kuraray, Latamglass, Lisec Sudamerica, Mainz Máquinas, Massfix, NürnbergMesse Brasil, Sglass, Systemglass e Vetro Máquinas – contaram com espaços para receber os participantes do evento.

A Feira de Oportunidades esteve bastante movimentada, com várias dezenas de participantes conferindo as telas colocadas para cada empresa exibir vídeos demonstrando seus produtos e serviços, incluindo lançamentos; representantes de cada apoiadora também estiveram presentes nos espaços para conversar com os visitantes, falar sobre lançamentos, tirar dúvidas e – é claro – fechar negócios.

 

Sorteios e diversão

O 15º Simpovidro não terminou na cerimônia de encerramento: houve ainda um torneio de tênis durante à tarde e, à noite, um jantar especial. Em seguida, aqueles que conseguiram preencher as cartelas com adesivos de todas as apoiadoras do evento durante a Feira de Oportunidades participaram do sorteio de uma série de prêmios, incluindo quatro cafeteiras Nescafé Dolce Gusto, uma vitrola, um par de fones de ouvido da JBL, uma cervejeira e uma televisão de 32 polegadas.

Iara Bentes, superintendente da Abravidro, sorteou e anunciou os vencedores. Em seguida, proclamou: “É hora de celebrar com música!”. Deu-se início então ao baile ao som da banda carioca Eletra. Seu repertório eclético colocou todos para dançar durante mais de duas horas. Após o show, um DJ deu continuidade às festividades por toda a madrugada.

A cobertura completa do 15º Simpovidro estará presente na edição de dezembro de O Vidroplano. Não perca!

 

Crédito da foto de abertura: Marcos Santos e Andreia Naomi



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters