16º Simpovidro: presidente da Abravidro traz mensagem de otimismo
01/11/2024 - 00h38
Começou nesta noite (quinta-feira, 31), no Vila Galé Alagoas, no município de Barra de Santo Antônio, a 16ª edição do principal encontro vidreiro da América Latina. De hoje até domingo, dia 3 de novembro, o Simpovidro, evento organizado bienalmente pela Abravidro, reúne profissionais dos mais diversos elos de nossa cadeia para troca de experiências, networking e lazer.
A tradicional cerimônia de abertura contou com discurso do presidente da associação, Rafael Ribeiro, e também dos executivos das quatro usinas que atuam em solo brasileiro (e patrocinadoras do evento): AGC, Cebrace, Guardian e Vivix. O simpósio tem ainda como apoiadoras as empresas Biesse, Bottero, Diamanfer, Glass South America, Glass Control, Glassparts, Gusmão Representações, Italotec, Keraglass, Kuraray, Latamglass, Lisec, Screenline, Sglass e Vetro Máquinas.
Panorama do setor
Rafael Ribeiro iniciou sua fala agradecendo ao público presente: “Após 14 meses de planejamento, chegamos ao 16º Simpovidro. A equipe da Abravidro trabalhou duro para viabilizar esse evento. E por isso nos dá muita satisfação ter todos vocês conosco nesses quatro dias aqui em Alagoas”.
Na sequência, ele fez uma breve análise do mercado vidreiro ao longo de 2024, um período cheio de dificuldades para os negócios das empresas. “Iniciamos o ano com números fracos no Termômetro Abravidro, sem reação de consumo nos dois primeiros trimestres. Como se não bastasse, no final de abril, o Rio Grande do Sul sofreu com o desastre das enchentes, trazendo redução drástica no consumo do vidro na região, e resultando em danos estruturais sérios em três processadoras de vidro”, comentou. Ribeiro, em nome dos gaúchos, agradeceu aos diversos profissionais que ajudaram as empresas a se reconstruir.
Os altos volumes de importação de float e também de vidros processados, além da abertura de um novo processo antidumping do float incolor, para três novas origens, foram outras preocupações mencionadas. “A Abravidro como sempre tem acompanhado de perto os movimentos de mercado, e promovido iniciativas de proteção da cadeia vidreira inclusive junto ao Governo Federal. Prezaremos sempre pela proteção da indústria nacional, mas, acima de tudo, o interesse dos processadores de vidro, que são os nossos associados”, assegurou.
Em relação ao que os participantes encontrarão no Simpovidro, Ribeiro reforçou a importância de sair do evento com novas ideias para serem exploradas por nosso segmento: “Nossos familiares estão aqui para diversão, mas é nossa obrigação, como empresários, aproveitar esse momento para interagir com fornecedores, trocar informações com colegas e refletir sobre os temas apresentados pelos nossos palestrantes”.
Por fim, apesar de todas as dificuldades vividas, Ribeiro deixou uma mensagem de esperança — afinal, é também disso que o Simpovidro se trata: “Se até o presidente da Abravidro encontrou o amor da sua vida e casou em 2024, será que alguém consegue prever alguma coisa para 2025? Eu serei otimista!”.
Foto: Marcos Santos e Andreia Naomi
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- 16º Simpovidro debate o setor e usinas se dizem prontas
- Pedro Doria palestra sobre inteligência artificial no 16º Simpovidro
- 16º Simpovidro: Ana Maria Castelo traz dados e perspectivas da construção civil
- 16º Simpovidro: Creomar de Souza mostra impactos da política nas empresas
- Érica Belon ensina a lidar com pessoas no 16º Simpovidro
- 16º Simpovidro: sucessão familiar é abordada por Isabelle Randon