Vidroplano
Vidroplano


1º dia do GPD 2011: painéis solares, futuro do mercado e emoção

17/06/2011 - 00h00

A cerimônia oficial de abertura começou com o discurso do CEO da Glaston, Arto Metsänen. Ele afirmou que o fórum se tornou um importante ponto de encontro do mercado vidreiro mundial. Na sequência, o embaixador dos Estados Unidos na Finlândia, Bruce Oreck, foi além: o GPD deve ser um instrumento não apenas de divulgação de um produto, no caso o vidro, mas também de um conceito: o da energia limpa. Para ele, a energia renovável, principalmente a solar, é questão fundamental para o desenvolvimento dos EUA e do planeta como um todo.


Após o diretor do setor de Energia da Siemens, Ralf Christian, discorrer sobre os avanços da tecnologia para a fabricação de painéis solares, foi anunciado o vencedor do GPD Architect Competition. Logo depois, o ponto alto do primeiro dia do GPD: a apresentação do presidente da Guardian, Russel Ebeid.


Sua palestra No time for the timid (Sem tempo para os tímidos) apresentou um vídeo analisando o incrível volume de informação encontrado todos os dias na Internet, – principalmente com o advento de ferramentas como Twitter e Facebook -, como o mundo está incluído nessas mídias e de que forma elas podem ser estratégicas em grandes situações. O recado foi claro: quem não entrar nesse “universo” de possibilidades vai ficar parado no tempo. Além disso, citou uma importante mudança ocorrida no mercado vidreiro: cada vez mais, há necessidade de se trabalhar com vidro de valor agregado — os painéis solares, por exemplo, têm atraído cada vez mais empresas no setor. Lembrou ainda que, apesar de toda a tecnologia existente, o diferencial está nas pessoas.


Ao término de sua apresentação, Ebeid retornou ao palco. Há 41 anos trabalhando na Guardian, anunciou a aposentadoria no fim de 2011. Agradeceu o relacionamento com os clientes da empresa, disse que “ninguém chega a lugar nenhum sem um bom relacionamento com os clientes”, e se despediu, sendo aplaudido de pé durante muitos minutos pelos mais de 850 presentes. O presidente do comitê organizador do GPD, Jorma Vitkala, entregou-lhe um presente como homenagem.


Confira aqui outros destaques do GPD 2011:


GPD 2011: veja o balanço dos brasileiros sobre o GPD da Finlândia


GPD 2011: detalhes da abertura do evento


1º dia do GPD 2011: tenda de palestras e concurso são novidades


1º dia do GPD 2011: conferência recebe representantes brasileiros



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters