Vidroplano
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5 dicas para fidelizar seu cliente

13/09/2018 - 11h29

No dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente! E um dos sonhos de todo proprietário de empresa é ter uma cartela de consumidores fidelizados, mantendo longas parcerias e indicando os serviços aos amigos. Mas, como chegar a esse patamar, principalmente em tempos de instabilidade econômica, aumento de preços e escassez de matéria prima? Confira nossas dicas a seguir para virar o jogo e manter o comprador sempre ao seu lado:

Mostre o seu diferencial
Logo no primeiro contato, é importante que ele perceba por que deve escolher a sua empresa ao invés de seus concorrentes. Apresente os seus pontos fortes: os benefícios do serviço ou produto, qual o método de produção, como é o controle de qualidade etc. Assim, ele já sabe que pode confiar no seu trabalho.

Apresente soluções “fora da caixinha”
Muitas vezes, o consumidor quer comprar apenas o que acha que precisa e mais nada. Entretanto, você pode apresentar ideias interessantes e que vão oferecer valor agregado. Um vidraceiro, por exemplo, pode apontar os benefícios que a aplicação de vidros em armários, espelhos e divisórias pode trazer ao ambiente. Mesmo que o freguês não pergunte nada ou não compre naquele momento, ele saberá das possibilidades e vai pensar em você na hora de contratar.

Invista na equipe
Se você tem uma equipe de vendas, invista na padronização do atendimento, com treinamentos para refinar os processos. Assim, sua equipe — em diferentes hierarquias —, adotará procedimentos de acordo com as estratégias de vendas e os ideais de sua empresa, cativando o comprador a cada atendimento.

De olho no pós-venda
O consumidor não deixa de existir após a entrega do produto. Crie um sistema para acompanhar a satisfação da compra. Pode ser por e-mail, WhatsApp ou telefone. O importante é mostrar que você está disponível e se importa se o produto adquirido está de acordo com o que era esperado. Brindes, cartões de aniversário e outros lembretes podem ser um diferencial para demonstrar a importância daquele cliente para a sua empresa, além de colocar a sua marca em evidência em momentos que não são comerciais.

“Mea Culpa”
Já diz o ditado: errar é humano. Entretanto, é a forma como sua empresa lida com o erro e a solução dada que faz diferença para o consumidor. Pesquisas de mercado mostram que consumidores que têm seus problemas resolvidos rapidamente voltam a fazer negócio com a empresa por conta da impressão positiva que a resolução do problema deixou.



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