5 dicas para fidelizar seu cliente

Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
5 dicas para fidelizar seu cliente

No dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente! E um dos sonhos de todo proprietário de empresa é ter uma cartela de consumidores fidelizados, mantendo longas parcerias e indicando os serviços aos amigos. Mas, como chegar a esse patamar, principalmente em tempos de instabilidade econômica, aumento de preços e escassez de matéria prima? Confira nossas dicas a seguir para virar o jogo e manter o comprador sempre ao seu lado:

Mostre o seu diferencial
Logo no primeiro contato, é importante que ele perceba por que deve escolher a sua empresa ao invés de seus concorrentes. Apresente os seus pontos fortes: os benefícios do serviço ou produto, qual o método de produção, como é o controle de qualidade etc. Assim, ele já sabe que pode confiar no seu trabalho.

Apresente soluções “fora da caixinha”
Muitas vezes, o consumidor quer comprar apenas o que acha que precisa e mais nada. Entretanto, você pode apresentar ideias interessantes e que vão oferecer valor agregado. Um vidraceiro, por exemplo, pode apontar os benefícios que a aplicação de vidros em armários, espelhos e divisórias pode trazer ao ambiente. Mesmo que o freguês não pergunte nada ou não compre naquele momento, ele saberá das possibilidades e vai pensar em você na hora de contratar.

Continue a leitura após a publicidade

Invista na equipe
Se você tem uma equipe de vendas, invista na padronização do atendimento, com treinamentos para refinar os processos. Assim, sua equipe — em diferentes hierarquias —, adotará procedimentos de acordo com as estratégias de vendas e os ideais de sua empresa, cativando o comprador a cada atendimento.

De olho no pós-venda
O consumidor não deixa de existir após a entrega do produto. Crie um sistema para acompanhar a satisfação da compra. Pode ser por e-mail, WhatsApp ou telefone. O importante é mostrar que você está disponível e se importa se o produto adquirido está de acordo com o que era esperado. Brindes, cartões de aniversário e outros lembretes podem ser um diferencial para demonstrar a importância daquele cliente para a sua empresa, além de colocar a sua marca em evidência em momentos que não são comerciais.

“Mea Culpa”
Já diz o ditado: errar é humano. Entretanto, é a forma como sua empresa lida com o erro e a solução dada que faz diferença para o consumidor. Pesquisas de mercado mostram que consumidores que têm seus problemas resolvidos rapidamente voltam a fazer negócio com a empresa por conta da impressão positiva que a resolução do problema deixou.