Vidroplano
Vidroplano


5 dicas para a instalação correta de espelhos

13/02/2020 - 10h31

Instalação de espelhos é um dos temas mais procurados por quem acessa o nosso portal. O procedimento pode parecer simples à primeira vista, porém é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas como oxidação, distorção óptica e  trincas.

Para ajudar o vidraceiro a garantir a qualidade do trabalho que oferece, reunimos neste artigo 5 dicas sobre a instalação correta de espelhos. Confira!

 

1. Atenção às medidas e ao espaçamento
O primeiro passo para a correta instalação é verificar as dimensões do espelho e do local em que ele será instalado.

Certifique-se também de garantir um espaço de 3 mm entre as costas do espelho e a superfície de instalação. O procedimento deve ser realizado para garantir a circulação de ar e evitar o acúmulo de umidade (um dos maiores problemas causados por instalações malfeitas).

Outro procedimento aconselhável é nivelar a superfície em que o espelho será fixado.

 

2. Verifique o local da instalação
Além da medição da peça e do espaço, outra ação indispensável é a limpeza do local em que o espelho será fixado. A área deve estar limpa, seca e livre de umidade.

É aconselhável evitar instalar espelhos em ambientes úmidos como piscinas ou saunas, já que a umidade é a principal responsável pela oxidação do material.

 

3. Utilize os acessórios corretos
No caso de instalações mecânicas — que não utilizam elementos que agem quimicamente —, é necessário prestar atenção nos acessórios.

Espaçadores de materiais como borracha ou plástico são essenciais em fixações com parafusos, molduras ou presilhas. Os espaçadores devem ser utilizados para evitar o contato direto entre as peças de metal e o espelho.

 

4. Preste atenção na escolha dos materiais
Os adesivos utilizados em instalações químicas devem ser elastoméricos neutros, como silicones de cura neutra de base alcoxi sem solventes tóxicos, ou fitas do tipo dupla face isentas de solventes.

A aplicação dos adesivos deve ser em filetes, sempre na vertical.
5. Siga a norma
Conhecer e obedecer às normas técnicas são fatores essenciais para evitar a ocorrência de erros.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui um texto específico sobre instalação de espelhos — NBR 15198 – Espelhos de prata – Beneficiamento e instalação. O principal objetivo desse documento é garantir a durabilidade e segurança do produto.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters