Vidroplano
Vidroplano


AGC Europe anuncia vidro com pegada de carbono reduzida  

22/09/2022 - 14h37

A AGC Glass Europe, divisão europeia da multinacional japonesa, anunciou que, até o final de 2022, produzirá uma nova linha de vidro float com uma pegada de carbono significativamente reduzida, de menos de 7 kg de CO2 por m2 para vidro transparente (4 mm de espessura). Segundo a empresa, este movimento permitirá a redução das emissões de carbono geradas durante a produção em mais de 40% (em comparação com o parâmetro da AGC Glass Europe).

A planta de produção da AGC Glass Europe em Moustier (foto), Bélgica, será a primeira unidade da multinacional a produzir o material, pois já foi convertida com sucesso para atender às rigorosas condições exigidas. A empresa destaca que a fábrica está localizada estrategicamente para o fornecimento de matérias-primas sustentáveis.

Para a produção sustentável de vidro de baixo carbono, a AGC afirma estar adotando uma abordagem holística, que inclui o fornecimento sustentável de matérias-primas, uso de fornos de fusão altamente eficientes, aumento do uso de cacos de vidro no processo de fabricação, adoção de fontes de energia verde, além da otimização do transporte entre os espaços do grupo para os processos de acabamento e dos produtos finalizados.

“Nossa primeira linha de vidro de baixo carbono é um marco importante no roteiro de sustentabilidade da AGC. Temos o prazer de oferecer aos nossos clientes um vidro que, desde a extração da matéria-prima até a instalação final, gera cerca de 40% menos CO2 do que o nosso vidro padrão. Esta é uma grande redução e um grande passo para a neutralidade de carbono no setor de construção”, informa Davide Cappellino, presidente da Companhia de Vidro Arquitetônico da AGC para a Europa & Américas.

Próximos passos

O substrato de baixo carbono será processado nas principais gamas de produtos de envidraçamento funcional da AGC, como as linhas Stratobel e Stratophone (de segurança); iplus (para isolamento térmico); e Stopray, ipasol e Energy (de controle solar). Segundo a empresa, esses novos produtos oferecerão a mesma estética, qualidade e desempenho técnico que os produtos tradicionais de vidro float AGC.

A experiência adquirida na fábrica de Moustier deverá ser gradualmente transferida para outras unidades, começando com a planta de Seingbouse, na França, no início de 2023.

 

Crédito da foto de abertura: © AGC Glass Europe



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters