Vidroplano
Vidroplano


Emenda para norma de vidros de controle solar entra em consulta nacional

04/12/2019 - 17h12

Projeto de Emenda 1 para a NBR 16023 — Vidros revestidos para controle solar – Requisitos, classificação e métodos de ensaio, elaborado pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), foi colocado em consulta nacional pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O documento pode ser consultado e receber contribuições até o dia 6 de janeiro de 2020. Para acessar e opinar sobre os projetos em consulta nacional, basta clicar aqui.

Entenda o caso
A emenda, elaborada este ano, diz respeito à variação da cor nas peças, aspecto da fabricação do produto.

O texto deixa mais claro que variações de cor existem e são inerentes ao processo de fabricação — algo que não é exclusivo dos vidros, mas de qualquer material. Nesse sentido, ele define regras de como as tolerâncias podem ser definidas e aferidas a partir da necessidade de cada projeto, além de expor de maneira didática a metodologia de avaliação de cor entre chapas: a partir disso, é possível entender como funcionam as coordenadas que determinam os tons dos vidros de controle solar e a forma como as medições devem ocorrer.

A variação possível deverá ser informada pelo fabricante quando solicitada pelo processador. Como resultado, a emenda permitirá tratar cada projeto de maneira única, dentro das suas especificidades e características técnicas, as quais demandam diferentes condições de tolerâncias dos índices de variação espacial de cor.

Número: Projeto de Emenda 1 ABNT NBR 16023
TítuloVidros revestidos para controle solar – Requisitos, classificação e métodos de ensaio
Em consulta nacional até: 06/01/2020



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters