Vidroplano
Vidroplano


ABNT publica primeira prática recomendada para vidros

17/08/2021 - 16h41

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou hoje (17) a ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção de vidros na construção civil. Trata-se da primeira prática recomendada tanto para o setor de vidros planos como para a área da construção civil.

O principal objetivo da ABNT PR 1010 é consolidar e promover orientação sobre as regras de aplicação do vidro na construção civil, buscando facilitar o entendimento das normas existentes, como a ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações.

Por isso, as práticas recomendadas contam com linguagem menos técnica e de compreensão simplificada se comparadas às normas técnicas, apresentando orientações para o uso do nosso material de forma mais didática e fácil de entender.

A ABNT PR 1010 enfatiza a necessidade do uso de vidros de segurança nas aplicações, de acordo com a ABNT NBR 7199. Ela também aborda o desempenho térmico e acústico que nosso material pode proporcionar às obras. O texto desse documento faz referências a diversas normas vidreiras e ainda a algumas de áreas relacionadas, tais como a ABNT NBR 10821 — Esquadrias para edificações e a ABNT NBR 15575 — Desempenho de edificações habitacionais.

A elaboração do texto base foi feita em conjunto pelas equipes da Abravidro e da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), com a contribuição de diversas entidades vinculadas ao setor da construção civil.

Vale destacar que, assim como acontece com as normas técnicas, os associados da Abravidro também receberão a prática recomendada. Quem não for associado mas tiver interesse no documento pode adquiri-lo no site da ABNT (clique aqui).



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters