Vidroplano
Vidroplano


ABNT/CB-37 realiza reunião sobre envidraçamento amigável aos pássaros

07/12/2023 - 15h44

No dia 5 de dezembro, o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) iniciou os trabalhos para a elaboração de um documento técnico com o objetivo de criar diretrizes para envidraçamentos amigáveis aos pássaros.

“Nosso objetivo é encontrar um ponto de equilíbrio entre o bem-estar que o vidro oferece aos seres humanos e a proteção da avifauna e entregar à sociedade um documento compatível com a realidade brasileira”, afirma Iara Bentes, superintendente da Abravidro.

Esse tem sido ponto de atenção em todo o mundo, com diversas empresas desenvolvendo soluções para evitar a colisão das aves contra superfícies envidraçadas nas edificações.

A reunião contou com um quórum qualificado e bastante heterogêneo, com integrantes da cadeia vidreira e representantes da Ecologia e Observação de Aves (Ecoavis); Ministério Público de Minas Gerais; Secretaria do Meio Ambiente e Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COA-POA); unidades de Guaratinguetá e Araraquara (SP) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG); e Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), entre outras entidades.

O ABNT/CB-37 considera que o encontro foi bastante produtivo, com uma postura contributiva de todas as partes interessadas, com informações e sugestões relevantes sobre o tema.

Durante o encontro foram definidos os primeiros passos para a elaboração do futuro documento técnico. A próxima reunião da comissão de estudo sobre esse tema ocorrerá no dia 27 de fevereiro (confira a agenda de reuniões no site da Abravidro — https://abravidro.org.br/normas-tecnicas/agenda-de-reunioes/). Caso queira participar desse trabalho, envie um e-mail para cb37@abnt.org.br para ser incluído nos próximos convites.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters