Vidroplano
Vidroplano


Abravidro discute vidros em condomínios em workshop

26/08/2021 - 13h42

Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro, apresentou-se ontem (25) no workshop O Que Preciso Saber Sobre os Vidros Aplicados no Condomínio para Evitar Acidentes. O evento, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul (Sindividros-RS) como parte das ações do programa Qualividros, foi transmitido pelo canal do Sindicato Intermunicipal das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais no Rio Grande do Sul (Secovi/RS) no YouTube.

Simone Camargo, vice-presidente de Condomínios do Secovi-RS, disse, antes da apresentação de Vera, que a discussão sobre vidros é fundamental na área de condomínios, já que muitas vezes esse segmento não dá a devida atenção à especificação do material.

O objetivo do workshop, bem claro em seu tema, foi falar sobre como evitar acidentes com os vidros aplicados no condomínio. Nesse sentido, Vera iniciou sua apresentação mostrando exemplos de acidentes que ocorreram devido à aplicação incorreta de nosso material, além de indicar os cuidados necessários após uma eventual quebra de vidro. A coordenadora técnica da Abravidro mostrou quais vidros são considerados seguros, suas características e onde a norma técnica ABNT NBR 7199 Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações determina que eles devem ser aplicados.

Outra norma abordada no evento foi a ABNT NBR 16280 Reforma em edificações – Sistema de gestão de reformas. Para Vera, o conhecimento sobre as orientações dessa norma são importantes para garantir a segurança das pessoas no condomínio. Houve ainda orientações sobre os cuidados que devem ser tomados com o envidraçamento de sacadas para evitar problemas para o condomínio e para a unidade.

A palestra também mostrou outros benefícios que o vidro oferece, além da segurança quando ele é aplicado corretamente, e apresentou a ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção de vidros na construção civil, primeira prática recomendada da ABNT para os setores vidreiro e de construção civil, e alguns dos materiais desenvolvidos pela Abravidro para auxiliar na aplicação correta do vidro, como a tabela Que vidro usar?, a cartilha Vidros na construção civil e o programa De Olho no Boxe.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters