Vidroplano
Vidroplano


Abravidro fala sobre automotivos em reportagem de tevê

20/08/2015 - 13h00

Nesta quinta-feira, 20 de agosto, Silvio Ricardo Bueno de Carvalho, gerente-técnico da Abravidro, concedeu entrevista ao Diário TV, telejornal transmitido no horário do almoço pela TV Diário, filiada da Rede Globo na região de Mogi das Cruzes. É possível assistir à reportagem no Portal G1.

O tema foi pautado pela emissora após a Polícia Federal (PF) realizar constantes blitze na região de Mogi das Cruzes, a 63 km de São Paulo, visando a identificar veículos com para-brisas não certificados pelo Inmetro. Coincidência ou não, ontem, a PF deflagrou na cidade a “Operação 300”, apreendendo 300 mil unidades de vidros automotivos importados da China de maneira ilegal e que podem não atender o que determina o Conselho Nacional de Transito (Contran) e, por isso, não serem certificados pelo Inmetro.

A importância de usar o vidro correto
Em sua participação na matéria, Silvio falou sobre as orientações e determinações presentes nas normas técnicas sobre vidros automotivos, citando, por exemplo, que, segundo a Resolução 254/2007 do Contran, o para-brisa deve sempre ser laminado — os vidros temperados são permitidos apenas nas laterais e parte traseira do automóvel.

A exigência pelos laminados nos para-brisas se dá pela característica desse tipo de processamento: o laminado é uma espécie de sanduíche formado por duas ou mais lâminas de vidro interligadas por uma ou mais camadas intermediárias de película ou resina. Em caso de quebra, os cacos permanecem presos à camada intermediária, evitando ferimentos aos ocupantes do carro.

O gerente-técnico também explicou que o vidro automotivo deve ter, obrigatoriamente, o selo que comprova a sua certificação pelo Inmetro. O mais interessante é que existe uma maneira de o cliente ter certeza da veracidade da marcação. Para isso, basta acessar o site do Inmetro. O órgão disponibiliza a relação de empresas certificadas para esse tipo de produto.

Clique aqui para assistir ao vídeo da reportagem.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters