Vidroplano
Vidroplano


Abravidro participa de encontro mundial de entidades vidreiras

11/07/2019 - 14h22

Nos dias 10 e 11 de julho foi realizada em Veneza, na Itália, a 3ª edição da Convention of Glass Associations (Convenção de Associações Vidreiras), organizada pela Community of Glass Associations — CGA (Comunidade de Associações Vidreiras). O evento reuniu representantes de 17 entidades internacionais de países das Américas, Ásia, Europa e Oceania. O Brasil foi representado pela Abravidro, por meio de Iara Bentes, superintendente da associação e editora da revista O Vidroplano.

Números do mercado

A programação da convenção contou com apresentações das ações das entidades e dos desafios enfrentados por elas, com muita troca de informações sobre os mercados e busca de sinergia de ações. Na apresentação da Abravidro, Iara apresentou as atividades da associação para o desenvolvimento do mercado nacional e trouxe os recentes dados publicados na edição deste ano do Panorama Abravidro, agora disponível também em inglês e espanhol. As informações foram muito bem-recebidas pelos participantes de outros países e pelos jornalistas que cobriam o evento. No intervalo, muitos deles procuraram a superintendente da Abravidro para perguntar como esses dados são coletados e comentar a importância de um trabalho como o do Panorama Abravidro para a constante avaliação do setor.

Vidro e eficiência energética

Um conteúdo que merece destaque foi o apresentado pela Glass for Europe, associação europeia, com o tema Glazing potential: energy savings & CO2 emission reduction (Potencial para envidraçamento: economia de energia e redução de emissão de CO2).
Segundo a entidade, ao instalar vidros de alto desempenho e dobrar a taxa de substituição das janelas, é possível reduzir o consumo de energia em uma edificação em até 29% até 2030 e contribuir para um aumento de 42% na eficiência energética. Pontos importantes sobre o assunto foram abordados, como a redução na necessidade de uso de ar-condicionado em construções com vidros de alto desempenho, o aumento da economia também a médio e longo prazos e a contribuição do nosso material para mitigar os impactos das edificações sobre o clima por toda a Europa. O assunto é bastante interessante, chamando a atenção das associações presentes para ações sobre o tema voltadas às particularidades de seus respectivos mercados.

Grupos de trabalho

Durante o evento, foi feita a proposta para que, nas próximas edições, além das apresentações de cada uma das entidades, sejam organizados grupos de trabalho entre os participantes para a discussão de temas específicos e que podem ser comuns a determinadas associações. A Abravidro apoiou a ideia, por entender que essas discussões podem ser uteis para o desenvolvimento de pautas relevantes em diversos países.

2022, o ano do vidro

A International Commission on Glass (ICG), associação participante do evento, trouxe a ideia de fazer um pleito junto aos embaixadores de seus respectivos países na Organização das Nações Unidas (ONU) para que 2022 seja definido como o Ano Internacional do Vidro — 2019, por exemplo, é o ano da tabela periódica. A sugestão foi acatada pelos por todos. Caso isso aconteça, programações envolvendo o nosso material serão propostas nesse ano em diversos países para a promoção da indústria vidreira.

O que é a CGA?

Criada por iniciativa da Gimav (a Associação Italiana dos Fornecedores de Máquinas e Equipamentos para a Indústria do Vidro), a CGA reúne entidades vidreiras de todo mundo com o intuito de debater soluções para o crescimento do setor. Este ano, além da Abravidro, a América do Sul contou com a estreia da participação da Asociación Chilena Del Vidrio y Aluminio (Achival).



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters