Abravidro participa de reportagem da Record sobre boxes de banheiro
27/05/2024 - 18h27
O programa Domingo Espetacular, da TV Record, exibiu ontem (26) uma reportagem sobre o uso de vidros em boxes de banheiro. A matéria contou com a participação da Abravidro, representada pela coordenadora técnica Vera Andrade; da processadora Divinal Vidros, associada à entidade, que proporcionou a estrutura para a realização de testes dos diferentes tipos de vidro; e do laboratório Falcão Bauer. Para assistir à videorreportagem na íntegra, clique aqui.
A reportagem, que integrou o quadro “É hora do teste”, teve início com a apresentação de um caso de quebra de uma folha de vidro em boxes. Depois, trouxe a explicação da Abravidro sobre os tipos de vidro permitidos na aplicação e mostrou testes realizados com os diferentes tipos do material.
Vera Andrade, da Abravidro, explicou que a norma técnica ABNT NBR 14207 – Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança determina que podem ser usados na instalação apenas vidros temperados, temperados com película de segurança ou laminados.
Vidros
O vidro temperado, mais usado nessas aplicações, oferece uma resistência até cinco vezes maior à das peças comuns; além disso, ao quebrar, ele se estilhaça em inúmeros fragmentos pequenos e com cantos mais arredondados, reduzindo o risco e a gravidade de ferimentos – em comparação, o vidro comum (float) quebra-se formando lascas pontiagudas que podem levar a acidentes mais graves.
Por norma, o vidro temperado deve possuir a identificação do fabricante de forma permanente, e recomenda-se também que o consumidor consulte se o produto em questão tem certificado emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), atestando sua aprovação. Como citado, o temperado também pode ser usado com uma película de segurança, que deve ser aplicada ao vidro antes de sua instalação e por baixo das peças de sustentação (como roldanas em portas de correr, ou dobradiças em portas pivotantes), que mantém os fragmentos presos a ela em caso de quebra.
Manutenção preventiva é fundamental
De toda forma, as fontes consultadas na reportagem ressaltaram que não basta que o boxe seja instalado com vidros de segurança: é preciso que o sistema passe por manutenção preventiva a cada doze meses, como determina a norma, ou sempre que apresentar qualquer problema de funcionamento, como o surgimento de dificuldade para abrir ou fechar a porta, lascas nas bordas dos vidros, falta de peças de proteção (como batentes de borracha ou aparadores), quando a porta estiver abrindo ou deslizando sozinha ou quando o puxador da porta estiver batendo no vidro fixo.
Vidros de 6 mm são seguros?
Um ponto que gerou dúvidas entre algumas pessoas que acompanharam o Domingo Espetacular diz respeito ao ensaio de impacto para a classificação de segurança demonstrado na reportagem: embora o uso de vidros temperados de 6 mm (assim como de outras espessuras) em boxes de banheiro seja permitido pela norma do produto, o teste mostrou ele se quebrando ao ser atingido pelo pêndulo. Assim, muitos têm questionado: será que o vidro temperado de 6 mm é realmente seguro para o uso em boxes de banheiro?
A resposta é sim: a ABNT NBR 14207 exige que os vidros de segurança (sejam temperados ou laminados) atendam à Classe 2 de segurança – no caso do temperado, ele é aprovado nessa classe caso resista ao impacto com um pêndulo de 50 kg, formado por pneus, lançado ao centro do vidro a partir de 450 mm de altura, ou caso seja aprovado na avaliação dos fragmentos mesmo tendo se quebrado com o impacto.
Vera Andrade esclarece que a demonstração de quebra por impacto apresentada na reportagem da TV Record é referente ao ensaio de impacto para a Classe 1 de segurança, cuja altura do lançamento do pêndulo é bem maior, de 1.200 mm – porém, para o seu uso em boxes de banheiro ser permitido, a norma não exige que o temperado, de qualquer espessura, resista ao impacto do pêndulo a essa distância para ser aprovado para uso em boxes de banheiro na altura da Classe 1.
De Olho no Boxe
Embora não tenha sido abordado na reportagem, o programa De Olho no Boxe, da Abravidro, traz todas as informações presentes na norma ABNT NBR 14207 – Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança, com orientações didáticas preparadas tanto para os vidraceiros que vendem e instalam boxes de banheiro como para os usuários finais desse produto: na seção voltada para os consumidores, o site do programa ensina como avaliar se o boxe está necessitando de manutenção, explica porque é necessário fazer a manutenção, disponibiliza um manual com as orientações de cuidados e manuseio com o produto e muito mais. Para acessar o site do De Olho no Boxe, acesse www.deolhonoboxe.com.br.
Foto: Reprodução TV Record
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Sincomavi-SP organiza webinários sobre diversidade e retenção de talentos
- Inscreva-se com desconto no Congresso Brasileiro de Guarda-Corpo
- Inscrições para 7º Simbrie estão abertas
- Luta da Lajeadense Vidros é contada em reportagem da Exame
- Estande da Abravidro terá várias atrações na Glass 2024
- Conheça as ações da Abravidro para os vidraceiros