Vidroplano
Vidroplano


Abravidro participa de reportagem de capa de revista mineira

27/06/2023 - 14h58

A matéria de capa da Revista Viva Grande BH Nº 36, publicada este mês, ressalta a aposta do setor vidreiro no processo produtivo e na certificação.

A reportagem traz uma entrevista com Edweiss Silva, consultor da Abravidro para certificação do vidro temperado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Além disso, cita os números divulgados na edição de abril do Termômetro Abravidro, o qual apontou que o volume de vendas faturadas de vidros processados em março ficou 14,9% abaixo da média do ano passado.

O texto, escrito por Ivana Andrade, mostra que o setor vidreiro nacional vive um clima de incerteza sobre os rumos da economia brasileira com o novo governo, e está longe de passar por um bom momento.

O panorama do mercado é apresentado por Geraldo Vergilino de Freitas Júnior, presidente do Sistema Integrado Mineiro do Vidro Plano (Simvidro-MG). Segundo ele, há sinais importantes e positivos nas propostas da novo governo, os quais impactam o segmento vidreiro, como o restabelecimento do programa Minha Casa, Minha Vida. No entanto o crescimento exponencial é algo que nosso setor não deve esperar por ora.

Assim, Freitas Júnior recomenda “olhar para dentro de casa” e ver o que pode ser feito para melhorar o processo produtivo para que o resultado das empresas seja mais eficiente.

 

A importância da certificação

Uma das ações para melhorar a competitividade das processadoras é a certificação dos vidros temperados.

Nesse sentido, Edweiss Silva comentou que os empresários do setor vidreiro hoje estão mais preocupados com a busca por essa certificação, principalmente porque, com ela, a concorrência se torna mais justa.

Para o consultor da Abravidro, se todos estiverem certificados, a processadora saberá que está concorrendo com empresas que, no mínimo, atendem as mesmas exigências que ela.

Ed, como é conhecido no setor, destacou ainda que não são só as indústrias vidreiras que ganham com a adesão à certificação: “Na outra ponta, o consumidor recebe um produto que vai ao encontro das especificações da norma técnica”, afirma.

Outro desafio para o setor, apresentado na reportagem, é a falta de especialização de mão de obra, tanto em Minas Gerais como no restante do Brasil.

A matéria observa que, no Estado mineiro, o Simvidro desenvolve atividades de capacitação em parceria com a Escola Senai Paulo de Tarso a fim de resolver esse problema.

 

Associado nas páginas da Viva Grande BH

Essa edição da revista também traz uma reportagem sobre as linhas Cristal Cold e Cristal Hot de vidros laqueados da Cristal Quality, empresa mineira associada da Abravidro.

Enquanto a Cristal Cold é pintada a frio, as chapas da Cristal Hot são temperáveis, podendo, inclusive, ser colocadas no forno junto com outros vidros nas processadoras, agilizando o processo e a entrega para o cliente.

Para ler a versão digital da edição 36 da Revista Viva Grande BH na íntegra, clique aqui.

Crédito da foto de abertura: Reprodução



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters