A terceira edição do Congresso Brasileiro de Guarda-Corpos foi realizada esta segunda-feira (26) no centro de eventos Ocean Place Barra Sul, em Balneário Camboriú (SC). Além de ser apoiadora institucional do evento, a Abravidro foi representada por Clélia Bassetto, analista de Normalização da entidade, que ministrou uma das palestras da programação.
Em sua apresentação, Clélia reforçou que a norma ABNT NBR 14718 — Guarda-corpos para edificação, atualmente em processo de revisão, determinará que o único tipo de vidro que pode ser aplicado nesses sistemas é o laminado. Ela também apresentou em primeira mão dados do Panorama Abravidro 2025, apontando os números do estudo referentes ao vidro laminado – o levantamento indica que esse produto teve um crescimento na participação de mercado em 2024 e hoje ele representa 15% do mercado de vidros processados não automotivos.
O Congresso Brasileiro de Guarda-Corpos é o maior evento deste segmento; este ano, o evento ressaltou que, seja em shopping centers, estádios, áreas gourmet, mirantes ou qualquer outro espaço, os guarda-corpos são a primeira linha de defesa contra quedas e acidentes e, por isso, a atenção à especificação e instalação deles não pode ser considerada apenas um detalhe. Nesse sentido, o evento reuniu especialistas para apresentar e discutir as melhores soluções para segurança nesses sistemas.
Confira os temas dos painéis e palestrantes que participaram:
Painel I – Inovações e normas técnicas
– Clélia Bassetto (Abravidro) e Robson Campos (Abraesp)
– Maurício Boschetti (Perfec Engenharia) e Michele Gleice (Itec)
– Rodrigo Freire (Proa Arquitetura)
Painel 2 – Sustentabilidade e Segurança como tendências no Mercado da Construção
– Priscila Andrade (MINHA Janela de PVC)
Painel 3 – Segurança em Alturas
– Ciro Pirondi (Escola da Cidade)
Painel 4 – Estilo e segurança em espaços gourmet
– Crescêncio Petrucci Neto (Crescêncio Petrucci Engenharia)
Painel 5 – Soluções para piscinas e áreas molhadas
– Anderson Silva (Consultor sênior de segurança do trabalho)
Painel 6 – Segurança em Grandes Circulações
– Marcelo Barbosa (Bacco Arquitetos)