Vidroplano
Vidroplano


Abravidro entrega propostas para a construção em evento em Brasília

07/12/2022 - 19h11

Nesta quarta-feira, em Brasília, aconteceu a 95ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A Abravidro marcou presença no evento (sendo representada pelo presidente José Domingos Seixas e pela superintendente Iara Bentes), juntamente com outras entidades do Grupo Construção É +, que reúne diversas associações desse segmento e do qual a Abravidro faz parte.

O encontro teve como objetivo apresentar soluções para a retomada da economia, geração de emprego e desenvolvimento sustentável aos Poderes Executivo e Legislativo. Uma das propostas partiu do presidente da CBIC, José Carlos Martins: a criação de um Ministério da Construção Civil, de forma a concentrar a interlocução com o ecossistema dessa atividade. “É necessário ter um canal dentro do governo, alguém que entenda nossas dores e que saiba que podemos devolver muito para a economia nacional, desde que sejamos estimulados”, explica Martins.

Entre as personalidades políticas presentes, estavam o vice-presidente da República, senador eleito Hamilton Mourão; a coordenadora de grupos técnicos do governo de transição, Miriam Belchior; os deputados Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Márcio Marinho (Republicanos-BA), Pedro Paulo (PSD-RJ), Ricardo Barros (PP-PR) e Zé Neto (PT-BA); e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin – para quem o Grupo Construção É + entregou um resumo das demandas mais imediatas desse segmento (foto acima), incluindo um dos principais focos de trabalho: dobrar a participação do PIB da construção no PIB nacional.

“É muito necessário fazer com que as pautas da construção, e também do setor vidreiro, sejam vistas e debatidas. Saímos daqui com a certeza de que estamos no caminho certo para retomar o crescimento nos diversos elos desse ecossistema”, analisa José Domingos Seixas.

enic_principal

Grupo com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão

 

De olho no desenvolvimento

Os parlamentares presentes avaliaram com otimismo a perspectiva para o novo governo, demonstrando confiança de que não haverá retrocesso em questões como as reformas da previdência e trabalhista, a autonomia do Banco Central, o sindicalismo e o princípio de liberdade econômica.

Miriam Belchior, do governo de transição, afirmou que os projetos de infraestrutura devem ser prioridade na próxima gestão. Para ela, o País sofreu uma grande redução na taxa de investimento nos últimos anos – por isso mesmo, o tema está no topo da agenda de prioridades do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. “O plano de investimento em infraestrutura é um dos pilares da nossa estratégia nacional de desenvolvimento para que voltemos a crescer e a criar empregos de qualidade”, analisou.

Em seu discurso, José Carlos Martins destacou a capacidade de a construção se reinventar em períodos de crise, como o vivido ao longo da pandemia. “Saímos de 2 milhões de trabalhadores com carteira assinada e fomos para 2,5 milhões. Crescemos 25% nos dois anos de crise sanitária”, afirmou.

“O evento de hoje teve a junção de vários membros do ecossistema da construção, mostrando a importância do setor e contando com participantes do governo de transição, que serão pessoas chaves na próxima gestão. Agora, é descansar até o Natal e começar a trabalhar muito a partir do ano que vem”, comentou Martins ao final do Enic.

Assista aqui aos melhores momentos do evento.

Crédito da imagem: John Oliveira/CBIC



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters