Vidroplano
Vidroplano


Acústica em habitações populares é destaque no VidroSom 2023

06/09/2023 - 11h53

No dia 1º de setembro foi realizado no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul), em paralelo ao Salão Itinerante de Esquadrias (Saie-Vetro), a 16ª edição do Seminário de Soluções Acústicas em Vidro (Vidrosom). O evento, que contou com o patrocínio da Cebrace e da Saint-Gobain, teve como tema Conforto acústico em habitações populares, apresentando propostas, informações e cases com soluções para lidar com o assunto.

Dividido em quatro painéis (Vidros, Normas e Ensaios, Acústica, Arquitetura & Inovações), o encontro reuniu 180 pessoas. A diretora do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), Michele Gleice Silva, e o vice-presidente de Recursos Associativos da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), Rafael Shimitt, falaram sobre a importância das normas técnicas. Para Michele, já que a casa própria é um sonho de uma vida inteira para muitos brasileiros, o mínimo que o setor da construção deve oferecer é uma edificação que atenda os requisitos desses documentos.

Na sequência, o professor da UFSC, Fernando Westphal, os consultores Cirilo Paes e Daniel Estrela, além dos engenheiros Nilson Viana e Luiz Fernando, apresentaram suas ideias sobre especificação. Para falar sobre acústica, o coordenador do Laboratório de Ensaios Acústicos da Universidade do Som, Hugo Martinez, dividiu sua palestra com o consultor Pablo Serrano para mostrar uma pesquisa sobre tipos de janela comuns e simulação de ruídos em fachadas.

Logo depois, a engenheira Priscila Andrade, ao lado da arquiteta Veridiana Atanásio Scalco, destacou a relevância do entorno, escolha dos materiais, durabilidade e respeito às pessoas em projetos de cunho social. Para finalizar o evento, o empresário Edison Claro de Moraes, idealizador do VidroSom e diretor da Atenua Som, apresentou imagens de janelas aplicadas em habitações populares da China, revelando ainda, em primeira mão, que a edição 2025 do Internoise (um dos maiores eventos sobre acústica do mundo) será realizada em São Paulo.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters