Vidroplano
Vidroplano


AGC anuncia reciclagem de vidro de painéis solares

08/11/2023 - 17h41

O Grupo AGC teve sucesso, pela primeira vez no Japão, em um teste de demonstração para reciclar cerca de 24 t de vidros aplicados na face externa de painéis solares descartados, convertendo-os em cacos usados como matéria-prima na produção de novas chapas de vidro. O teste, segundo informou a companhia, foi realizado de 19 a 22 de outubro no forno de vidro texturizado do centro técnico da usina, na cidade de Yokohama. Para a recuperação desse vidro, foi utilizada uma tecnologia da empresa Shinryo Corporation, do Grupo Mitsubishi Chemical, sediada na cidade de Kitakyushu.

A importância da reciclagem desse vidro é enorme. A vida útil dos painéis solares é estimada entre vinte e trinta anos – e a perspectiva é de que centenas de milhares de toneladas desses equipamentos sejam descartadas anualmente a partir do final da década de 2030, o que pode gerar um grave impacto ambiental. O vidro usado na parte externa dos painéis representa cerca de 60% de seu peso total

Ainda segundo o Grupo AGC, o teste demonstrou que é possível transformar esse vidro usado em cacos de matéria-prima para a fabricação de vidro plano por meio de um tratamento térmico especial. A multinacional afirma que isso reduzirá a quantidade dos resíduos industriais e conservará as matérias-primas derivadas de recursos naturais, como a areia de sílica e o carbonato de sódio, contribuindo para a promoção da economia circular. Além disso, a reutilização dos cacos contribuirá para reduções nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no processo de fabricação.

A pesquisa faz parte do plano de sustentabilidade da empresa, o AGC plus-2023, cujo objetivo é alcançar zero emissão líquida de carbono até 2050.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters