Vidroplano
Vidroplano


AGC apresenta nova planta industrial em Guaratinguetá

23/08/2013 - 00h00

A AGC Vidros do Brasil — empresa pertencente ao grupo japonês AGC – Asahi Glass Company — realizou hoje (23 de agosto) a primeira apresentação de sua planta na cidade de Guaratinguetá (SP), a 175 km da capital paulista. Diversos convidados do setor vidreiro nacional estiveram presentes, incluindo o presidente da Abravidro, Alexandre Pestana, a executiva da Abravidro, Celina Araujo, e outros membros da entidade.


A apresentação da nova fábrica foi iniciada por Davide Cappellino, presidente e CEO da AGC Vidros do Brasil. “Hoje, iremos mostrar os resultados de dezesseis meses de construção e investimento”, anunciou Cappellino. Em seguida, Denis Ramboux, diretor de Vendas e Marketing da subsidiária brasileira da AGC, fez uma breve apresentação sobre o histórico da empresa e os negócios da AGC pelo mundo.



Dados da nova unidade


A fábrica da AGC em Guaratinguetá tem quinhentos funcionários e 750 mil m². Toda a sua tecnologia vem da própria empresa. O investimento na planta foi de R$ 1 bilhão. Segundo representantes da AGC, a obra foi construída dentro do prazo e do orçamento previstos.


Na visita às obras da fábrica (em fase final de construção), os convidados puderam entrar no forno da planta. Em duas ou três semanas, quando o forno for aceso, a temperatura em seu interior será de 1.600ºC. Nele, serão produzidos vidros com espessuras variando de 1,6 mm — segundo a AGC do Brasil, trata-se do único forno na América Latina que produz vidros com essa espessura — a 12 mm.


A unidade de Guaratinguetá terá capacidade de fabricação de 600 t/dia de vidro de diversos tipos, como flotados, espelhos e automotivos. Em um ano, serão produzidas 186 mil t de vidro. Os vidros automotivos corresponderão a 11% desse total, enquanto o restante consistirá em vidros para construção civil.


A empresa também anunciou as datas para produção de materiais na fábrica. A linha de vidros automotivos, com capacidade para 500 mil carros por ano, já se encontra em produção desde julho, mas as primeiras entregas só serão feitas em novembro. Os primeiros vidros float estarão prontos entre o final de setembro e início de outubro. Já a linha de espelhos jumbo entrará em produção na segunda quinzena de outubro.


Confira o vídeo da apresentação da fábrica em Guaratinguetá.


Próximos passos


No dia 18 de outubro, a AGC organizará um open house — evento no qual clientes convidados poderão conhecer a fábrica.


Atualmente, a empresa já comercializa vidros importados e conta com um centro de distribuição em Guarulhos, na Grande São Paulo. Contudo, assim que as obras da unidade de Guaratinguetá forem finalizadas, em outubro, o local passará a ser responsável pelas comercializações da empresa e o centro de Guarulhos será desativado.


A AGC também planeja a construção de um coater em Guaratinguetá, para 2015 ou 2016.


Mais informações sobre a apresentação da nova fábrica você poderá conferir na edição de setembro de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters