Vidroplano
Vidroplano


AGC assenta pedra fundamental de nova fábrica em Guaratinguetá

18/04/2012 - 00h00

Esta quarta-feira foi de festa para a AGC Vidros do Brasil, empresa do grupo japonês Asahi Glass Company (AGC). Com a presença de Kazuhiko Ishimura, CEO e presidente do Grupo AGC; Davide Cappellino, CEO e presidente da AGC Vidros do Brasil; e de Edson Aparecido, secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, foi assentada de maneira simbólica a pedra fundamental da fábrica da empresa em Guaratinguetá, no interior do Estado de São Paulo. O evento foi realizado no Hotel Clube dos 500, próximo ao terreno que dará lugar à planta, e contou ainda com cerca de trezentas pessoas, entre outros executivos da empresa, autoridades, parceiros e futuros clientes da companhia. Veja as fotos aqui.


Anunciada em 29 de abril do ano passado, a unidade paulista é a primeira do grupo na América do Sul e está prevista para ser inaugurada em 2013. O empreendimento receberá mais de R$ 800 milhões em investimentos para a produção de 600 t/dia de vidros flotados, revestidos (coatings), espelhos e automotivos de todos os tipos. No início, a maior parte da produção será destinada à construção civil. Outra parte, menor, será consumida pelo setor automotivo – serão produzidos vidros para 500 mil carros por ano até 2016.


Esse, segundo informa a companhia, pode ser apenas seu primeiro investimento no País e também na América do Sul. “Tudo dependerá de como o mercado irá reagir aos nossos primeiros investimentos em Guaratinguetá”, disse Ishimura à imprensa após a cerimônia. A partir de 2016, a fábrica de Guaratinguetá contará com, aproximadamente, quinhentos funcionários diretos e deverá produzir 220 mil t/ano de vidros para o setor de construção civil.


Cerimônia
As atividades do dia tiveram início logo cedo, quando os executivos da multinacional recepcionaram representantes do setor vidreiro em um café de boas-vindas. Alexandre Pestana, presidente da Abravidro, participou do encontro junto com outros diretores e integrantes da entidade.


Mais tarde, por volta das 11h30, tendo o jornalista Chico Pinheiro como mestre de cerimônias, teve início a cerimônia oficial de assentamento simbólico da pedra fundamental com o descerramento de uma placa comemorativa. Com a segurança de quem dirige a empresa que é líder mundial na produção de vidros planos e automotivos, Kazuhiko Ishimura disse em seu discurso que a planta de Guaratinguetá terá a mais avançada tecnologia de que o grupo dispõe, além de ser a fábrica de vidros mais sustentável da América do Sul.


Em seguida, Davide Cappellino anunciou parcerias sociais firmadas entre a AGC e duas entidades, o Instituto Ayrton Senna e a Casa Betânia. A aliança visa ao desenvolvimento da área educacional de Guaratinguetá. O intuito é qualificar a educação pública, ajudando a reduzir o analfabetismo, a reprovação e o abandono escolar por parte das crianças, além de oferecer capacitação profissional e técnica aos jovens. Também discursaram o prefeito do município, Júnior Filippo, o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e o embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa.


Após os discursos, as autoridades e os principais executivos da AGC vestiram happis, tradicional vestimenta japonesa, para o assentamento simbólico da pedra fundamental com o descerramento de uma placa que marca o início das obras em Guaratinguetá. Selando a parceria e o elo de amizade entre a AGC e o Estado de São Paulo, Kazuhiko Ishimura e Edson Aparecido trocaram bolas de futebol (foto acima).


O evento foi fechado com a apresentação de tocadores de tambor japonês e percussionistas brasileiros, reafirmando a ligação entre a cultura desses dois países. Após o cerimonial, todos participaram de um almoço oferecido pela AGC. Depois, a empresa levou seus convidados para conhecer o terreno em que está sendo erguida a unidade fabril.


Já em atividade
Nem todos sabem, mas a AGC já está operando no Brasil. A empresa conta com um armazém em Guarulhos, na Grande São Paulo, com capacidade de 4 a 6 mil t de vidro. Ali comercializa, desde março deste ano, 42 tipos de vidro importado, entre incolor, fumê, bronze, verde, laminado, pintado, refletivo e espelhos de todas as espessuras de outras unidades do grupo.


Veja as fotos da cerimônia da AGC do Brasil no Facebook da Abravidro


AGC firma parcerias sociais para beneficiar Vale do Paraíba (SP)


Veja o vídeo da cerimônia para assentamento da pedra fundamental da fábrica da AGC em Guaratinguetá aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters