Vidroplano
Vidroplano


Alíquotas de importação de vidros serão reduzidas a partir de outubro

05/08/2013 - 00h00

No dia 1º de agosto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o governo decidiu não renovar o aumento do Imposto de importação dado a cem produtos no ano passado. Dessa forma, a alta deixará de valer a partir do dia 1º de outubro.


Temperados, laminados e float fazem parte da lista de materiais para os quais o aumento do Imposto de importação deixará de valer a partir de 1º de outubro de 2013. Tal imposto, aliás, havia sido oficializado pela Resolução nº 70, publicada no Diário Oficial da União em 2012, com o objetivo de garantir a competitividade do produtor brasileiro no mercado interno. Com a queda do imposto, as alíquotas de importação para os vidros temperados (7007.19.00) e laminados (7007.29.00) deixam os atuais 25% e retornam para o seu patamar original de 12%; já as alíquotas para os vidros float incolor (7005.29.00) e colorido (7005.21.00) também regressam de 20% para 10%.


De acordo com Mantega, a decisão visa a gerar maior competitividade no mercado dos insumos e permitir que a indústria de importação os obtenha a custo mais baixo. O ministro afirmou que a renovação do aumento de tarifas de importação dos cem produtos que integram a lista não é mais necessária, pois a indústria brasileira já se mostra forte. “Nossa realidade cambial mudou. Com o dólar valorizado, não faz sentido manter a elevação de tarifas de importação. Temos condições de retomar as alíquotas anteriores, a indústria se fortaleceu e agora pode enfrentar a concorrência maior, que virá com a redução das alíquotas”, explicou.


‘Imposto de importação’ dos vidros planos é aumentado


Temperados e laminados deverão sofrer aumento no ‘Imposto de Importação’



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters