Vidroplano
Vidroplano


Amvid-MG e Sinvidro-MG realizam 13º Tecnovidro

21/12/2022 - 11h35

No dia 7 de dezembro, a Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores do Vidro (Amvid-MG) e o Sindicato das Indústrias de Beneficiamento e Transformação de Vidros e Cristais Planos do Estado de Minas Gerais (Sinvidro-MG) organizaram a 13ª edição do Tecnovidro. O evento recebeu 222 participantes e sua programação incluiu oficinas e um ciclo de palestras.

Nas oficinas, cujos temas foram “Envidraçamento de Sacada sem Rolamento”, “Boxe Flex ou Articulado” e “Glazing – Colagem de Vidros de Acordo com a Norma Técnica”, o público pôde conferir na prática como os trabalhos em questão são realizados e os cuidados que devem ser tomados nessas atividades.

No ciclo de palestras, Leonardo Braz despediu-se do cargo de presidente do Sinvidro-MG – seu mandato terminará no dia 31 de dezembro. Ele relembrou os desafios enfrentados pelas entidades vidreiras nos últimos anos e agradeceu a confiança de todos, falando sobre a alegria de ter conseguido iniciar o Projeto de Certificação Inmetro para as indústrias vidreiras, com o apoio do programa Fiemg Competitiva, que faz parte do trabalho do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Gustavo Mascena, superintendente do IEL, também marcou a presença no evento e falou sobre a importância de os sindicatos patronais identificarem demandas de impacto que gerem mais competitividade para o segmento.

Com relação às palestras, Luiz Barbosa, gerente-técnico de Vendas da Vivix, falou aos espectadores sobre vidros duplos, analisando por que esse produto ainda é tão pouco usado no Brasil e quais são as possibilidades que o mercado ainda não vislumbrou para ele. A advogada Aline Azevedo, gerente de Compliance e Ouvidoria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), abordou o conceito de ESG e chamou a atenção para a mudança de percepção do mundo sobre temas como sustentabilidade, governança e relações entre a empresa e os diversos públicos com os quais ela se relaciona. Segundo a especialista, estar atento, atuante e ter transparência nas relações impacta positivamente o valor econômico de cada negócio – por isso, as empresas que ainda não se planejaram precisam começar a fazê-lo imediatamente para manter-se no mercado de forma competitiva.

Homenagens e anúncios

Durante o 13º Tecnovidro, as empresas Vidraçaria Pestana, Minas Laminação, Vidro Paiva e Polo do Vidro receberam uma homenagem por já terem concluído o processo de certificação Inmetro. Os participantes também conheceram as diretorias da Amvid-MG e do Sinvidro-MG para o próximo triênio: Geraldo Vergilino de Freitas Junior, que presidirá ambas as entidades a partir de 2023, fez o encerramento do evento.

Em seu discurso, Junior falou da importância do setor se unir para trabalhar em prol do desenvolvimento, ressaltando que o momento político que vivemos dividiu a sociedade em lados opostos, mas que, no nosso setor, é importante ter apenas um lado: aquele que vai trabalhar, fiscalizar e torcer para que o próximo governo seja bom para todos. Dessa forma, Geraldo deixou uma mensagem de esperança e desejou, em nome das entidades, um Natal especial e um ano de 2023 de muito sucesso.

As apoiadoras do Tecnovidro foram Abividro, AGC, AL Indústria, BendGlass, Cebrace, ECG Sistemas, GlassParts, GR Gusmão, Guardian, Ideia Glass, Perfil Alumínio, Projeção Consultoria, Reflex Tempervidros, Revista Contramarco, Saint-Gobain, Soul Tech, Synic Software e Vivix.

Crédito da imagem de abertura: ARQUIVO @SINVIDROMGAMVID – Fotógrafo Anderson Costa



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters