A 34ª edição da China Glass, uma das maiores feiras do mundo para o nosso setor, foi realizada de 26 a 29 de maio em Beijing. Este ano, o evento recebeu 106 mil visitantes de 136 diferentes países – incluindo vários empresários brasileiros –, que puderam conferir os destaques de 910 empresas de 31 países, cujos estandes foram distribuídos em uma área de mais de 106 mil m².
José Mauricio Toledo, CEO da Vidroforte, observou um avanço substancial da China no processamento do vidro: “A China está investindo fortemente em sistemas ERP e softwares inteligentes, que conectam gestão de pedidos a sistemas produtivos incorporados diretamente nas máquinas, equipamentos e em soluções especializadas de armazenagem para o setor vidreiro. Esse foi o grande tema da feira: qualidade e produtividade não bastam mais – é essencial garantir uma produção integrada e eficiente”, destaca, ressaltando que a Indústria 4.0 já se consolidou definitivamente no setor vidreiro, impulsionando automação e inovação. Segundo Toledo, também chamou atenção a grande presença de empresas do Oriente Médio, Índia e Europa, o que reflete a busca global por novas tendências e avanços tecnológicos no setor: “Foi uma feira que evidenciou transformações importantes e mostrou como o mercado vidreiro está cada vez mais interconectado”.
Marcus Gonzaga, diretor de Operações da NEX, aponta que a China Glass permite nortear os empresários sobre o que está entrando de novidade no mercado vidreiro mundial. “Nossa percepção é de que nesse ano pudemos ver uma evolução nas tecnologias já operantes. Percebemos evoluções sistêmicas e operacionais em diversos equipamentos e, principalmente, o avanço das tecnologias a laser e de automação, nas quais somos pioneiros aqui no Brasil”, ele conta, acrescentando que a NEX também aproveitou a viagem para levar clientes e parceiros em fábricas de beneficiamento para apreciar a evolução da China na automação, que pode chegar a uma redução de 80% de mão de obra, aumentar a qualidade e velocidade fabril em números expressivos, dependendo de cada estudo e necessidade, a fim de mostrar a eles o que eles estão comprando e com quem realmente estão negociando.
Para Regis Bing Reis, diretor da General Glasses, visitar a China Glass é uma excelente oportunidade para encontrar antigos ou potenciais clientes, ou ainda trocar ideias com parceiros internacionais do segmento de vidros a respeito de tendências, novidades e perspectivas de mercado. “A China é muito evoluída no segmento do vidro plano, evolução que segue crescendo a passos largos: percorrendo não somente a feira, mas também as ruas de Beijing ou Xangai, pode-se verificar as impressionantes aplicações no cotidiano que este país faz do nosso produto”, ele avalia. Segundo Reis, a General Glasses fechou parcerias na feira com fornecedores de SGP, interlayer ultrarresistente para laminação com autoclaves e/ou fornos de EVA, que em breve será disponibilizado pela empresa ao mercado brasileiro.
Foto: Divulgação Vidroforte