Vidroplano
Vidroplano


Casa Cor São Paulo abre inscrições para o Desafio Casa Sustentável

26/10/2017 - 12h41

As inscrições para o Desafio Casa Sustentável, concurso destinado a arquitetos e designers de interiores idealizado pela Inovatech Engenharia, em parceria com a organização da mostra Casa Cor, já estão abertas! Os profissionais terão até o dia 13 de novembro para se inscrever — de forma individual ou como representante de uma equipe multidisciplinar — diretamente pelo site www.casacor.com.

A ação, além de eleger o melhor projeto de uma casa sustentável — precisa expressar harmonia com o meio ambiente e o essencial à vida —, faz parte do plano de metas de sustentabilidade da Casa Cor até 2020. O projeto da casa deverá ter como referência o conjunto do patrimônio histórico tombado do Jockey Club de São Paulo, em um espaço de 74,93 m², com sala, cozinha, quarto e banheiro, e seguir os parâmetros do regulamento do concurso. Os critérios de avaliação serão os seguintes:

– Atendimento aos parâmetros de projeto

– Materiais, métodos e sistemas construtivos

– Arquitetura bioclimática

– Conforto térmico

– Conforto acústico

– Qualidade do ar e ventilação

– Adaptabilidade

– Gestão de água

– Gestão de energia

– Materiais sustentáveis

– Valorização da cultura local e regional

– Solução estética, design e originalidade

– Inovação

– Apresentação do projeto.

É importante reforçar que o vidro é um material que proporciona grande contribuição para vários desses aspectos, como o conforto térmico e acústico (no caso de peças de controle solar, laminadas ou insuladas), além de oferecer grandes possibilidades para soluções estéticas originais (indo de vidros impressos e serigrafados a espelhos, entre outros produtos).

Dinâmica do concurso
O Desafio Casa Sustentável terá duas etapas: na primeira, a comissão julgadora, formada por profissionais renomados, irá selecionar vinte projetos finalistas, cuja lista será divulgada no dia 5 de dezembro no site http://casacor.com.br/desafio-casa-sustentavel/. Os finalistas terão um período para aprimorar os projetos em contatos técnicos a serem feitos com as equipes da Casa Cor, Inovatech Engenharia e empresas parceiras.

Na segunda etapa, os vinte projetos selecionados e aprimorados serão reapresentados à comissão julgadora. Esta escolherá o vencedor e concederá cinco menções honrosas para projetos que se destacarem em alguma categoria dos critérios de avaliação, detalhados no regulamento. A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo pela Internet, no dia 22 de fevereiro de 2018, a partir das 16 horas (horário de Brasília), no site oficial da Casa Cor, no canal TV CASACOR e na página oficial da mostra no Facebook.

O autor do projeto poderá conhecer a CASACOR Miami 2018 (prêmio sugerido pela organização que será pago em certificado de ouro, no valor de R$ 20 mil). Os projetos escolhidos como menção honrosa também ganharão um prêmio. Mais informações podem ser conferidas no site http://casacor.com.br/desafio-casa-sustentavel/.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters