Vidroplano
Vidroplano


CBIC eleva previsão de crescimento da construção civil no ano

17/11/2021 - 16h14

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor da construção crescerá 5%, de acordo com as expetativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a maior alta nos últimos 10 anos. Esse é o 2º trimestre seguido de previsão de alta da associação.

Entre os fatores que explicam o possível crescimento estão a melhora das atividades do setor da construção; o avanço da vacinação contra a Covid-19; a continuidade das obras pequenas; a melhora do financiamento imobiliário; e a leve desaceleração na alta dos preços de materiais.

A análise realizada pela CBIC indica também que estão acima das médias históricas os números dos segmentos de construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados para construção.

Apesar da previsão positiva com a expectativa de desempenho recorde, espera-se que a construção leve ainda alguns anos para recuperar as quedas observadas desde 2014.

Possíveis entraves
O aumento de custos e a possibilidade de falta de materiais preocupam a indústria da construção, segundo levantamento realizado pela CBIC em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Outros fatores também acionam o sinal de alerta, como a taxa de juros em alta. Na avaliação da CBIC, se os juros não estivessem elevados, o crescimento do setor poderia ser mais expressivo.

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters