Vidroplano
Vidroplano


CBIC eleva projeção de crescimento da construção civil para 3,5%

29/10/2024 - 14h58

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revisou sua projeção de crescimento do setor de construção civil para este ano: segundo a entidade, o segmento deve ter elevação de 3,5%, ante os 3% previstos anteriormente.

O aquecimento do mercado de trabalho, o bom desempenho da área imobiliária de padrão econômico e a expectativa de crescimento mais robusto da economia neste ano e início de 2025 pesaram na reavaliação. “O setor vem em um ciclo virtuoso de crescimento. O saldo de novas vagas geradas continua positivo e os empresários mantêm expectativas otimistas para o nível de atividade nos próximos seis meses. Diante desses fatores, é possível que o crescimento supere o que, inicialmente, previmos”, afirma Renato Correia, presidente da CBIC.

Os dados foram divulgados pela CBIC durante coletiva de imprensa realizada no dia 28 de outubro, quando se apresentou o desempenho econômico do setor no terceiro trimestre – assista aqui.

Essa não foi a primeira revisão da CBIC para o crescimento do setor neste ano. “No final de 2023, estimamos incremento de 2,3% para as atividades do setor. Em julho, alteramos a previsão para 3%, em função dos bons resultados dos primeiros meses do ano. Agora, novamente aumentamos a nossa projeção”, explica Ieda Vasconcelos, economista da CBIC.

A nova estimativa supera as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que está em 3,08%, segundo o relatório Focus de 25 de outubro, emitido pelo Banco Central.

Pontos de atenção
Durante a coletiva, a CBIC trouxe alertas para alguns entraves ao crescimento, entre eles novos aumentos na taxa de juros, que podem deprimir a intenção de investimentos, na visão da entidade; além da pressão sobre a disponibilidade de recursos do crédito imobiliário.

Clique e confira a íntegra dos Indicadores Econômicos da Construção no Terceiro Trimestre de 2024.

Crédito da imagem de abertura: Freepik.com

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters