Vidroplano
Vidroplano


Circula Vidro é criada para impulsionar a reciclagem de embalagens

19/06/2024 - 15h04

Foi lançada em um café da manhã realizado no dia 13 de junho, no Congresso Nacional, em Brasília, a Circula Vidro, entidade gestora responsável por conectar fabricantes, empresas e o consumidor final com os conceitos de sustentabilidade e de economia circular no consumo de embalagens e de outros produtos de vidro. 

O órgão nasce impulsionado pelo Decreto Federal 11.300, de dezembro de 2022, que regulamenta a logística reversa de embalagens de vidro, e é formado por associações que representam o alto consumo e a produção desses materiais: Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). No dia 17 de junho, em São Paulo, outro evento com as associações fundadoras e seus associados reforçou a criação da entidade.

A Circula Vidro já tem uma meta ousada: até 2032, aumentar dos atuais 11% para 40% a reciclagem de vidros no Brasil, além de ampliar sua reinserção na economia circular. “A cada kg de vidro recolhido, pode-se produzir 1 kg de vidro para voltar ao consumo”, destaca Fábio Ferreira, CEO da Circula Vidro e advogado especialista em sustentabilidade.

O objetivo é difundir, por meio de programas educativos, o conceito entre todos os segmentos da sociedade, com especial atenção entre os setores que mais utilizam vidro em forma de embalagem: hotelaria, bares, restaurantes e medicamentos, entre outros. “Escolhemos Brasília para a nossa sede por estar no centro do País e no centro das decisões. Queremos contribuir com políticas públicas que incentivem a reciclagem e a economia circular do vidro e levar à capital do País e ao Brasil programas que auxiliem nos avanços comportamentais voltados à sustentabilidade”, frisa Fábio.

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters