Vidroplano
Vidroplano


CNI: confiança da indústria apresenta queda em setembro

30/09/2021 - 19h23

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta semana o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), pesquisa mensal que espelha o ânimo dos industriais brasileiros ligados aos mais diversos setores. Em setembro, de acordo com o levantamento, os 30 segmentos pesquisados apresentaram queda na confiança na comparação com o resultado de agosto.

É a primeira vez, desde março de 2021, que os empresários, de todos os setores abordados, mostraram-se desanimados em relação às condições de seus negócios.

Apesar do resultado negativo, a CNI destacou que o indicador setorial permanece acima da linha de corte de 50 pontos – o índice varia de 0 a 100.

Entre os setores que se apresentaram mais confiantes destacam-se a metalurgia (63,2 pontos) e o de máquinas e equipamentos (61). Já o Icei de obras de infraestrutura recuou e registrou 53 pontos. O mesmo ocorreu com o setor da indústria de construção: o índice caiu 5 pontos em setembro, em relação ao agosto, e marcou 54,7 pontos.

Para a elaboração da pesquisa foram ouvidos, de 1º a 15 de setembro, 2.373 empresários: 948 de companhias de pequeno porte, 852 de médio e 573 de grande.

Clique aqui para ter acesso ao levantamento na íntegra.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters