Vidroplano
Vidroplano


CNI: Covid-19 gera forte queda na atividade industrial

28/04/2020 - 17h27

Segundo a edição mais recente da pesquisa Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), os impactos da crise causada pela pandemia da Covid-19 são intensos e disseminados pela indústria. A publicação diz respeito ao mês de março de 2020 e mostra que a queda da demanda forçou uma redução sem precedentes da atividade industrial, o que levou à utilização da capacidade instalada (UCI) ao menor nível já registrado na série mensal, cuja medição se iniciou em 2010.

A produção industrial caiu fortemente em março: seu índice de evolução situa-se em 33,3 pontos, 16,7 pontos abaixo da linha de 50 pontos que separa queda e crescimento da produção. O indicador reflete ainda queda em intensidade e disseminação nunca registrada na série mensal. A crise também gerou piora significativa nas condições financeiras das empresas, revertendo toda a melhora que vinha sendo construída ao longo de vários trimestres.

O número de empregados de igual modo caiu em março: o índice de evolução do número de empregados ficou abaixo da linha divisória de 50 pontos, em 44,6 pontos. A CNI ressalta que, apesar da forte queda na produção, a intensidade da redução no emprego foi inferior à apurada nos meses de março de 2015 e 2016. De acordo com a confederação, o motivo se deve, provavelmente, à rapidez e surpresa da queda na produção e reação das empresas por meio de ajustes temporários como férias coletivas, banco de horas, redução de jornada de trabalho e/ou suspensão do contrato de trabalho.
Para acessar a pesquisa na íntegra, clique aqui.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters