CNI: empresário da indústria inicia 2021 confiante

12/01/2021 - 16h40
Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta semana mostra que os empresários industriais seguem otimistas com relação ao desempenho da economia brasileira, fenômeno observado nos últimos meses do ano passado.
Em dezembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou estável, “em um patamar de elevada confiança”, conforme classifica a CNI. O índice foi de 63,1 pontos, acréscimo de 0,2 ponto em relação ao mês de novembro. Na pesquisa, valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário.
Os números mostram que, com a pandemia de Covid-19, o ICEI registrou uma forte queda em abril, quando chegou a 34,5 pontos, o menor índice da série histórica. Desde então, ele não voltou a cair.
Percepção de melhora e expectativas
A sondagem da CNI também apontou que os empresários da indústria brasileira continuam a mostrar percepção de melhora significativa das condições de negócios. Esse cenário é refletido em um dos componentes do ICEI, o Índice de Condições Atuais, que variou 0,3 ponto e ficou em patamar elevado, acima de sua média histórica, em 59,5 pontos em dezembro.
O segundo componente, o Índice de Expectativas, também variou positivamente em 0,1 ponto e alcançou 64,9 pontos em dezembro, mantendo-se num patamar elevado de confiança.
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- 8º Prêmio Saint-Gobain Asbea de Arquitetura aumenta prazo de inscrição
- Atividade da indústria de transformação desacelera em novembro
- VidroCast Entrevista: o que esperar da construção civil em 2021?
- Arquitetos projetam cabana com grande painel único de vidro
- Normas técnicas: **Comissão de Estudo de Guarda-Corpos (CB-248) – Revisão NBR 14718
- Normas técnicas: **Comissão de Estudo de Guarda-Corpos (CB-248) – Revisão NBR 14718