Vidroplano
Vidroplano


Como resolver os principais problemas na sua processadora?

14/06/2018 - 11h24

Cada empresa é uma empresa. Mesmo assim, existem algumas situações recorrentes em inúmeras beneficiadoras de vidro que comprometem sua produtividade. Muitas vezes, trata-se de problemas simples de resolver, mas nem sempre fáceis de perceber. Será que sua empresa tem algum desses problemas? A seguir, mostramos os mais comuns e algumas formas para solucioná-los:

Conflito de interesses: acontece quando uma pessoa ou departamento da empresa colocam seus interesses acima dos da empresa como um todo. Não permita que isso aconteça: busque sempre o consenso entre todas as áreas e lembre-as sempre de que elas estão do mesmo lado.

Complicações desnecessárias: hoje, não faltam no mercado maquinários e tecnologias inovadoras para o nosso setor. Mas, antes de adotá-los na sua empresa, é fundamental fazer uma análise detalhada para definir se são simples de utilizar e se sua equipe está pronta para eles — caso contrário, eles podem trazer mais problemas que soluções.

Retrabalhos: você sabia que os retrabalhos no processamento causam mais perdas do que a própria quebra do vidro no chão de fábrica? É verdade. Por isso, lembre-se: é sempre melhor fazer direito já na primeira vez.

Vidro em movimento: quanto menos “viagens” um vidro fizer dentro da fábrica, melhor. Movimentações desnecessárias consomem tempo que poderia ser usado no beneficiamento das peças, além de aumentar o cansaço dos funcionários que as carregam e o risco de acidentes.

Trabalhos urgentes: sempre haverá situações em que o prazo é mais apertado do que o normal e é preciso correr mais para terminar tudo. O problema acontece quando isso deixa de ser exceção e vira regra, devido a uma gestão desorganizada. Para resolver isso, tenha planilhas e cronogramas bem-definidos, verifique os prazos de cada trabalho e informe-os com antecedência aos setores responsáveis.

Apesar de bastante valiosas para evitar erros e aumentar a produtividade na sua empresa, essas dicas são apenas um “aperitivo” do conteúdo ensinado no módulo de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoques (PPCPE), que terá uma turma nos dias 23 e 24 de agosto, na sede da Abravidro, em São Paulo. Ficou interessado? Clique aqui para se inscrever e boas aulas!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters