Vidroplano
Vidroplano


Conexão Glass: vidraceiros podem aproveitar mercado de automação

29/10/2020 - 12h19

Ontem (29), a NürnbergMesse Brasil — organizadora da feira Glass South America — promoveu o primeiro webinar da Conexão Glass, série que começa este mês e vai se repetir mensalmente até a realização da mostra, de 24 a 27 de março de 2021, em São Paulo. O tema de estreia foi Casas inteligentes e conectadas: oportunidade de negócios para o setor.

Alexandre Brown, head de Portfólio da NürnbergMesse Brasil, mediou o webinar, com apoio de Paula Bosqueiro, coordenadora de Marketing da empresa. Antes de apresentar os convidados, ambos explicaram que a Conexão Glass abordará vários conteúdos que serão explorados na próxima edição da principal feira vidreira da América Latina. Além disso, anúncios e novidades também serão feitos a cada novo webinar.

 

Oportunidades para vidraceiros
O 1º webinar contou com a participação de José Roberto Muratori, presidente da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), e Gabriel Batista, diretor do Grupo Setor Vidreiro.

A automação residencial, destacou, Muratori, consiste em um processo que, usando diferentes soluções e equipamentos, possibilita ao usuário usufruir o máximo de qualidade de vida na sua habitação. Portanto, trata-se de um segmento muito amplo, abrangendo não só residências mas também escolas, escritórios, redes de lojas e clínicas, entre outros. Além disso, apesar de ainda ser novo, o mercado de automação residencial já apresenta grande tendência de expansão, com projeções de crescimento de 22,7% ao ano.

De acordo com o diretor da Aureside, é da competência do profissional de automação saber integrar as soluções e equipamentos de uma casa inteligente de acordo com a forma que cada pessoa usa sua residência. Essas soluções incluem o acesso à Internet, controles de iluminação, eficiência energética, acesso e alarmes e sistemas de câmaras e sensores, entre outros.

Por sua vez, Batista observou que, embora a automação residencial possa não parecer diretamente ligada ao trabalho do vidraceiro, a edição 2017 do congresso Glass Performance Days (GPD), na Finlândia, apontou a atividade dos componentes eletrônicos como um dos principais objetivos para a atuação do setor vidreiro mundial. Segundo ele, essa demanda já vem sendo pensada e trabalhada pelo nosso segmento há muito tempo.

Batista ressaltou ainda que o vidraceiro, um profissional muito inteligente, já vem adaptando soluções e tecnologias para automação destinadas a outros mercados nas suas próprias instalações — o segmento é um oásis de oportunidades, disse ele.

 

Novidades para a Glass 2021
Os convidados do 1º webinar também falaram sobre o que estão preparando para a edição 2021 da Glass South America. O diretor do Setor Vidreiro novamente estará no Vidro em Ação. Espaço organizado pela Abravidro, ali os visitantes poderão ver de perto os procedimentos para diferentes ensaios para vidros de segurança, como o temperado e o laminado.

Já a Aureside realizará o Congresso Habitar, evento que trará palestras com especialistas sobre edificações eficientes e sustentáveis (com inscrições gratuitas para os visitantes da Glass South America), e também montará o Lar Inteligente Experience, uma casa com sistemas de automação instalados que permitirá a interação dos visitantes com essas soluções no ambiente.

A 2ª Conexão Glass será realizada em novembro. A data e os detalhes serão anunciados em breve.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters