Vidroplano
Vidroplano


Confiança empresarial atinge maior nível desde 2014, diz FGV

31/01/2019 - 18h01

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 1,9 pontos de dezembro de 2018 para janeiro de 2019. Com a alta, o indicador atingiu 98,5 pontos em uma escala de zero a 200, alcançando o maior nível desde janeiro de 2014.

O número positivo foi puxado pelo Índice de Expectativas, que mede a confiança dos empresários para os próximos meses e que avançou pela sétima vez consecutiva, agora 1,7 ponto, computando 104,5 pontos, o maior valor desde dezembro de 2012 (104,9 pontos).

De acordo com a FGV, foram percebidas altas na confiança dos empresários da indústria (2,6 pontos) e de serviços (3,6 pontos). O setor da construção civil manteve o mesmo nível de confiança de dezembro.

O ICE agrega dados das sondagens da FGV na Indústria de Transformação, Serviços, Comércio e Construção. O cálculo leva em conta os pesos proporcionais à participação na economia dos setores investigados, com base em informações extraídas das pesquisas estruturais anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Seu objetivo é permitir uma avaliação mais consistente sobre o ritmo da atividade econômica.

O que esperar

“A expressiva alta do ICE a partir de novembro confirma que a confiança empresarial vinha sendo afetada nos meses anteriores pelas incertezas associadas ao período eleitoral”, analisa Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas Públicas da FGV IBRE. “Ao atingir o maior nível desde o início da recessão de 2014-2016, o índice se aproxima do nível neutro de 100 pontos, que configura uma situação de normalidade em termos históricos.”



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters