Vidroplano
Vidroplano


Confira 5 curiosidades sobre o vidro

26/01/2022 - 17h23

Já se deparou com as listas de curiosidades que estão bombando no Instagram? Como não poderíamos ficar de fora dessa, preparamos uma lista de 5 fatos curiosos sobre o nosso material. Confira!

1 – O vidro foi descoberto por acaso
É difícil apontar um pai ou uma mãe para o vidro, pois, muito provavelmente, a humanidade chegou a ele sem querer.

O mais provável: a descoberta do vidro deve ter acontecido há cerca de 4 mil anos, na Mesopotâmia (região que hoje compreende parte do Iraque e da Síria).

Existe uma lenda sobre isso. De acordo com o historiador romano Plínio, o Velho tudo está ligado a marinheiros fenícios: eles teriam chegado a uma praia e acendido uma fogueira para cozinhar usando blocos de sódio e uma panela. Para surpresa de todos, a areia embaixo do fogão improvisado derreteu, formando um líquido espesso que mais tarde endureceu. Ali estava nosso querido material transparente.

Não existe comprovação de que o fato tenha ocorrido como relatado, mas a história é boa demais para ser deixada de lado.

2 – O material chegou ao Brasil com Cabral e foi usado como moeda de troca
Os primeiros pedaços chegaram ao nosso país por meio do descobridor português Pedro Álvares Cabral, em 1500. Depois, em 1549, Tomé de Souza utilizou material para fazer escambo com os indígenas: trocou um lote de espelhos por pau-brasil.

3 – O vidro é um material altamente tecnológico
Quando falamos em vidro, muitas pessoas o associam apenas ao fechamento de vãos ou como forma de embelezar os ambientes, mas seus benefícios e diferenciais não se restringem apenas a essas funções. Ele também é um material tecnológico!

Os vidros de controle solar, por exemplo, são produtos valiosos para qualquer obra. Basicamente, eles funcionam como um filtro, permitindo maior ou menor passagem de luz e de calor para os ambientes nos quais são aplicados. Assim, eles permitem o aproveitamento da luz natural do ambiente ao mesmo tempo que mantêm o espaço interno fresco.

Por falar em luz, outro tipo de vidro que se destaca por sua tecnologia é o fotovoltaico. E como ele funciona? Pequenas lâminas de células fotovoltaicas fabricadas com silício, um material semicondutor, são instaladas em vidros simples, laminados ou duplos. Esses vidros permitem a absorção da radiação solar e convertem a energia em eletricidade.

E você sabia que um tipo específico de vidro auxilia a higiene de locais voltados à saúde, como hospitais, prontos-socorros e maternidades? Estamos nos referindo ao antibacteriano. O produto possui camadas de íons de prata em sua superfície. Esses íons são responsáveis por interagir com as bactérias, desativando o metabolismo delas e interrompendo sua divisão mecânica. Com isso, até 99,9% desses micro-organismos são eliminados!

4 – Ele é 100% reciclável
Por meio do processo de reciclagem, ele pode ser utilizado infinitamente, sem perda de qualidade.

5 – 2022 é o Ano Internacional do Vidro pela ONU
A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 2022 como o Ano Internacional do Vidro. Assim, o ano representará a celebração do papel essencial do nosso material, destacando sua importância tecnológica, científica e econômica para o desenvolvimento da sociedade ao longo da história.

Eventos e projetos serão realizados por todo o mundo, incluindo exposições internacionais sobre o vidro em galerias de arte e museus; reportagens especiais de revistas do setor; e diversas outras atividades.

A Abravidro também fará menção ao ano especial em atividades de que participar ou promover ao longo de 2022. Acompanhe o nosso site e redes sociais para conferir!

Gostou de conhecer todas essas curiosidades? Aqui é o lugar certo para saber tudo que é importante sobre o vidro.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters