Vidroplano
Vidroplano


Davide Cappellino e Denis Ramboux deixam a AGC Brasil

30/06/2016 - 13h51

A AGC Vidros do Brasil, braço da multinacional japonesa AGC no País, anunciou na manhã desta quinta-feira, 30 de junho, a saída de dois de seus principais executivos. São eles o italiano Davide Cappellino e o belga Denis Ramboux, respectivamente presidente e diretor Comercial e de Marketing da companhia.

A notícia causou surpresa ao mercado, principalmente porque a AGC anunciou em março a construção do segundo forno no Brasil. Por isso, Celina Araújo, editora da revista O Vidroplano, entrevistou Denis Ramboux com exclusividade — confira a íntegra da entrevista abaixo.

“Em 2011, recebemos a missão de construir uma fábrica e desenvolver o mercado. Hoje, temos muito orgulho da nossa AGC. Acreditamos que a missão foi cumprida e que chegou a hora de voltar”, explicou Ramboux dando detalhes de todo o processo de transição na entrevista.

Embora morando fora do País, Cappellino deve permanecer como presidente da AGC Vidros do Brasil até o fim do ano. Ramboux, por sua vez, deixará seu cargo no Brasil no final de agosto. Em contrapartida, três executivos assumem novos postos: o italiano Francesco Landi (gerente-geral de Vidros para Construção e Indústria) e os brasileiros Franco Faldini (gerente-executivo nacional de Vendas e Marketing) e Fábio Oliveira (diretor-financeiro e de Serviços) — os três na imagem abaixo.

montagem_AGC_2

Apesar das mudanças, Ramboux garante que nada será alterado no planejamento para a construção do novo forno da AGC no Brasil. Além disso, falou sobre as estratégias comerciais e de desenvolvimento do mercado para o futuro. “O mercado vidreiro brasileiro é único e extraordinário! É tecnicamente muito bem-desenvolvido, com empresários extraordinários e dinâmicos, máquinas de primeiro mundo, qualidade sempre melhorando a cada dia”, avaliou. “Este país estará para sempre dentro de nossas vidas. Agradecemos por tudo que nos ensinaram e ofereceram. O Brasil é um país fantástico e tem um grande futuro pela frente: acreditem no futuro de vocês, como nós, da AGC, acreditamos”, despediu-se.

Confira abaixo a entrevista de Denis Ramboux:

O Vidroplano — Desde quando você e o Davide Cappellino estão no Brasil?
Denis Ramboux — Começamos juntos a pesquisa do mercado brasileiro em meados de 2010 e depois criamos um plano de negócios com uma grande equipe, o qual foi aprovado pelo Grupo AGC em abril de 2011. Em seguida, começamos a viajar mais pelo Brasil para iniciar as operações. O primeiro dia oficial da AGC Vidros do Brasil aconteceu em 3 de outubro 2011, em Guaratinguetá, São Paulo, com nossos vinte primeiros funcionários. Nossas famílias chegaram em janeiro de 2012.

O Vidroplano — Por que vocês estão saindo da operação da AGC no Brasil?
Denis Ramboux — Em 2011, recebemos, juntamente com os outros expatriados, a missão de construir uma fábrica, contratar e treinar nossos funcionários, ensinar os processos e valores da AGC e desenvolver o mercado. Hoje, temos muito orgulho da nossa AGC. Acreditamos que a missão foi cumprida e que chegou a hora de voltar e de deixar o negócio nas mãos dos brasileiros. Esse processo de repatriação começou no ano passado, quando os expatriados da área automotiva deixaram o Brasil. Continuou no início deste ano, com o retorno do gerente do departamento financeiro à Europa.

O Vidroplano — Até quando vocês ficam no Brasil?
Denis Ramboux — Por motivos relacionados à escola de nossos filhos, precisamos nos mudar no final de julho. Davide continuará como presidente da AGC Brasil até o final do ano e virá regularmente para cá. Eu deixarei a parte comercial oficialmente no final de agosto.

O Vidroplano — Quais posições vocês assumirão no grupo AGC, em que países e a partir de quando?
Denis Ramboux — Davide vai se tornar responsável pela divisão Fabrication (vidro processado) da AGC Europa, que conta com aproximadamente cinquenta empresas de beneficiamento de vidro (principalmente duplos, mas também temperados) em dez países. Eu serei diretor de Desenvolvimento de Negócios para os países emergentes, analisando as possibilidades de investimentos e de crescimento da divisão de vidro plano.

O Vidroplano — Qual o nome e cargo a ser assumido por cada um dos novos executivos?
Denis Ramboux — Francesco Landi será o gerente-geral de Vidros para Construção e Indústria; Franco Faldini, o  gerente-executivo nacional de Vendas e Marketing; e Fábio Oliveira, o diretor-financeiro e de Serviços.

O Vidroplano — Qual o histórico profissional dos novos executivos? Desde quando eles estão em contato com o mercado vidreiro?
Denis Ramboux — Assim como eu, Davide e outros profissionais do Grupo AGC, Francesco Landi se mudou para o Brasil em 2010 para supervisionar, como diretor-industrial, a construção e o início de nossa fábrica em Guaratinguetá e para acompanhar a produção, tanto de espelhos como de float. Italiano e engenheiro, ele iniciou sua carreira no vidro em 1995, na fábrica da PPG em Salerno (Itália) que foi comprada pela AGC em 1998. Depois de assumir vários cargos, se tornou o diretor da fábrica em 2008. Franco Faldini é brasileiro, economista com MBA nos Estados Unidos, e um profissional dinâmico com experiência de vinte anos em vendas e marketing na indústria química (Dupont e Dow) e Nike. Fábio Oliveira também é brasileiro e economista. Se uniu à AGC Brasil em 2011 e mantém sua função como diretor-financeiro, sendo responsável por toda a área de serviços.

O Vidroplano — Haverá alguma mudança nos investimentos anunciados, principalmente na segunda linha de produção de float da AGC no Brasil? Alguma coisa mudou nas declarações dadas pela AGC à revista O Vidroplano em março de 2016?
Denis Ramboux — Absolutamente, não. Continuamos conforme previsto. As empreiteiras já estão contratadas e só aguardamos o licenciamento ambiental, o qual receberemos em breve, para nos habilitar a começar as obras nos próximos meses.

O Vidroplano — Quais os principais desafios dos novos executivos em suas respectivas funções?
Denis Ramboux — As pessoas mudam, mas a estratégia continua igual. Nosso objetivo segue sendo crescer de forma sustentável, inclusive no mix de produtos e exportações. O mercado da América do Sul ainda tem muitas oportunidades e precisamos buscá-las e desenvolvê-las. Por exemplo, vamos iniciar agora um trabalho forte no vidro corta-fogo e teremos em breve outros investimentos. Continuamos a acreditar também no mercado de decoração — ele continua pequeno no Brasil, mas com muito potencial. Além disso, os novos executivos manterão o foco em nosso principal objetivo que é a construção da nova fábrica e a preparação do mercado.

O Vidroplano — Nesse retorno à Europa, qual a percepção que você tem em relação ao mercado de vidros no Brasil?
Denis Ramboux — O mercado vidreiro brasileiro é único e extraordinário! É um mercado tecnicamente muito bem-desenvolvido, com empresários extraordinários e dinâmicos, máquinas de primeiro mundo, qualidade sempre melhorando a cada dia por meio do trabalho do Inmetro e outras entidades na avaliação dos vidros. Nossos visitantes da Europa sempre ficam impressionados aqui! Acredito que o próximo desafio será melhorar a parte de marketing e de vendas. Todos sabem que não é mais sustentável focar no temperado incolor e que precisamos aumentar o portfólio de produtos. Além disso, não podemos nos esquecer do lado pessoal de nossa convivência com os brasileiros em geral e com o ramo vidreiro em particular. Fizemos muitas amizades e espero mantê-las. Nunca esqueceremos de todos esses momentos bons que vivemos aqui.

O Vidroplano — Qual o balanço que você faz do trabalho que desenvolveram no Brasil?
Denis Ramboux — Temos muito orgulho de nossa AGC de hoje. O que faz a diferença são nossos funcionários, os quais trabalham todos os dias com o compromisso de fortalecer a empresa: na qualidade, no carregamento, nas vendas, no transporte, no atendimento. Sabemos que nosso futuro depende da satisfação de nossos clientes. Esse dinamismo, essa vontade e esse foco no cliente e na excelência operacional que nossos funcionários possuem nos deixam felizes e orgulhosos.

O Vidroplano — Deixe uma mensagem final de despedida para os profissionais do vidro do Brasil.
Denis Ramboux — É com muita emoção que saímos do Brasil. Este país estará para sempre dentro de nossa vida e da vida de nossos filhos. É um país maravilhoso, com um povo acolhedor e alegre. Chegamos como “alemães”, mas sairemos mais brasileiros, com emoções e otimismo. Agradecemos a este país e aos brasileiros por tudo que eles nos ensinaram e nos ofereceram. O Brasil é um país fantástico, que tem um grande futuro pela frente. Acreditem no futuro de vocês, como nós, da AGC, acreditamos.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters