Vidroplano
Vidroplano


Pesquisa da CNI aponta queda em áreas dinâmicas da indústria

07/11/2023 - 14h28

Os Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam queda no faturamento e nas horas trabalhadas na indústria de transformação no período correspondente à passagem de agosto para setembro.

Segundo a análise da entidade, os juros elevados seguem como um dos principais responsáveis pela desaceleração, uma vez que exercem um papel restritivo sobre a economia, o que contribui para um ambiente de crédito desfavorável e aumento do nível de endividamento e inadimplência familiar.

Conforme o estudo, o faturamento real da indústria de transformação caiu 0,5% no período, as horas trabalhadas recuaram 1% e a utilização da capacidade instalada manteve tendência de queda, com redução de 0,3 ponto percentual entre um mês e outro.

Enquanto o faturamento alternou entre altas e baixas ao longo do ano, com o terceiro trimestre indicando que a trajetória será de queda, o emprego, por sua vez, registrou estabilidade em setembro, com variação negativa de 0,1%.

No mesmo mês, o rendimento médio real do trabalhador na indústria apresentou crescimento de 1,6% no comparativo com agosto de 2023. Sendo um dos pontos contemplados pelo estudo, a massa salarial real da indústria de transformação, no mesmo período, cresceu 1,5%. Comparado com setembro de 2022, os dados indicam que houve um avanço na esfera de 3,1% neste quesito.

 

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters