Vidroplano
Vidroplano


Decoração: encante seu cliente com o uso multifuncional do vidro!

30/10/2019 - 14h28

Hoje, 30 de outubro, celebra-se o Dia da Decoração, uma área que tem sido um setor bastante atrativo para nosso mercado. Afinal, o vidro é um dos elementos mais versáteis e agrada a todos os gostos. Multifuncional, bonito e atemporal, ele tem capacidade para desempenhar inúmeras funções. Por isso, nesta matéria, vamos dar algumas dicas para você, vidraceiro, conhecer as diferentes formas de aplicá-lo e, assim, ampliar suas possibilidades de trabalho e lucro.

Conheça os tipos de vidro e suas indicações e ganhe mais

Você é do tipo que se contenta em oferecer a opção mais básica e barata só para garantir a venda? Então você não só está perdendo a oportunidade de ganhar mais, como também está indo contra as próprias tendências de mercado. A seguir, conheça mais sobre a versatilidade do nosso material. 

Vidro colorido ou serigrafado

vidro-pintado

Quando se pensa em decoração com vidro, o colorido é um dos primeiros tipos que vêm à cabeça. De preferência, deve-se escolher uma peça extra clear para a pintura, pois, assim, a massa do vidro não irá alterar a tonalidade da tinta aplicada. O material pode ser pintado a partir de duas técnicas:

  • A quente:o vidro deve passar por estufas de alta temperatura e forno de têmpera, garantindo alta resistência;
  • A frio:a tinta seca em temperatura ambiente. Isso permite pintar qualquer tipo de vidro já processado (temperado, laminado, curvo, antirreflexo etc.).

 
Importante lembrar que as fábricas também possuem vidros desse tipo, que já são pintados no processo de produção. Uma grande vantagem está no fato de, em caso de troca de algum vidro instalado, a peça ter exatamente a mesma tonalidade da cor.

Há também os vidros serigrafados, que, por meio de impressoras, reproduzem imagens em alta resolução e texturas com fidelidade. As imagens são gravadas diretamente na superfície da peça. Saiba mais aqui.

Onde usar?

  • Revestimento de paredes em geral.
  • Divisórias de ambientes e portas — de banheiros, por exemplo —, tanto em projetos residenciais como comerciais. O uso de ferragens especiais, com designsarrojados ou materiais nobres, pode valorizar ainda mais a presença do vidro;
  • Piso de escadas, trazendo mais brilho à estrutura do que um vidro comum.
  • Tampos de mesa e mobiliários em geral.

Vidro opaco

vidro-opaco

O melhor exemplo é o vidro acidado. Além de serem opacos e foscos, podem ter desenhos ou letras em sua superfície. Ele é produzido a partir da aplicação de um ácido que o deixa com textura uniforme. Existe ainda o jateado, com estética parecida, feito com pós abrasivos.

 Onde usar?

  • Boxes de banheiro, para garantir a privacidade do usuário;
  • Divisórias de ambientes e portas, tanto em projetos residenciais como comerciais. Aumentam a luminosidade do ambiente sem tirar a privacidade;
  • Tampos de mesa, aparadores e mobiliários em geral;
  • O acidado é recomendado ainda para tampos de bancadas de cozinha.

Vidro impresso

vidro-impresso

Adapta-se facilmente a qualquer projeto arquitetônico. Entre seus principais benefícios estão a facilidade de limpeza, a durabilidade, a luminosidade, uma vez que permite a passagem de luz, e a privacidade, graças à textura existente na superfície das peças.

Onde usar?

  • Boxes de banheiro, para garantir a privacidade do usuário;
  • Divisórias de ambientes e portas, tanto em projetos residenciais como comerciais. Aumentam a luminosidade do ambiente sem tirar a privacidade;
  • Piso de escadas, pois fornece não apenas estética diferenciada, mas também segurança, graças à sua textura antiderrapante;
  • Guarda-corpos e pisos. Podem ser instalados com aplicação de LEDs, cuja luz destaca o desenho presente na superfície do vidro e ainda funciona como complemento para a iluminação do ambiente.

 Espelho e vidro refletivo

espelho

Promove leveza, modernidade e amplitude aos espaços.

 Onde usar?

  • Revestimento de paredes, principalmente em banheiros, quartos e closets. Pode substituir espelhos emoldurados, deixando o espaço mais elegante e moderno;
  • Tampos de mesas e aparadores;
  • Portas de armários e guarda-roupas, para dar a sensação de que o local é maior;
  • Uma tecnologia interessante para ficar de olho e indicar aos clientes chama-se magic mirror: um espelho com TV embutida. Ideal para divisórias e banheiros de suítes.

Vidro craquelado

craquelado

Laminado composto por duas camadas externas de float e uma camada interna de temperado. Para ter o efeito de trincas, o temperado é quebrado — e os interlayers do laminado seguram todos os fragmentos no lugar.

 Onde usar?

  • Divisórias de ambientes;
  • Tampos e pernas de mesas e aparadores;

Como indicar vidros decorativos para o cliente?

Two smiling workmen at factory

  • Conheça o produto

Use as informações acima, pois apenas conhecendo as características e os benefícios dos vidros que comercializa será possível sugerir com propriedade um determinado tipo do material para a aplicação pretendida;

  • Mostre exemplos

Tenha amostras e imagens das aplicações que você vai sugerir. Assim, ele vai saber exatamente o que esperar da instalação.

  • Reforce os benefícios

Mostre que, além de beleza, os vidros também oferecem alta qualidade e segurança, entre outras características, ou seja, o consumidor não estará gastando mais dinheiro, mas sim comprando um produto mais vantajoso;

  • Seja criativo

Você deve estar antenado e capacitado para atender todo tipo de consumidor, desde o comprador que busca uma solução simples para casa até o arquiteto interessado nas novidades do setor. Sempre explore os desejos do cliente!

  • Cite a praticidade

A facilidade de limpeza é um dos grandes diferenciais dos vidros decorativos em relação a outros materiais: basta um pouco de água e detergente neutro para deixá-lo como novo. Destacar isso para o cliente pode ajudá-lo a se decidir pelo produto.

Para se inspirar

1

Localizada em um terreno íngreme, a casa LLM, em São José dos Campos, interior de São Paulo, mistura-se às árvores que a rodeiam. O vidro o é responsável por “levar” a natureza para os cômodos.

2

Vidros coloridos marcam presença em Porto Alegre: a empresa alemã de elevadores Thyssenkrupp escolheu a cidade para alocar sua divisão de serviços na América Latina.

3

A Fazolim Vidros foi parceira da arquiteta Daniela Momoi no projeto de um apartamento na cidade de São Paulo: a obra contou com a aplicação de grandes painéis de espelhos e vidros pintados como revestimento de paredes nas áreas da cozinha e do bar.

4

Na Casa Pacaembu, que leva o nome do bairro em que está localizada na capital paulista, o escritório DMDV Arquitetos usou o nosso material para fechar os vãos das áreas comuns no térreo. Painéis móveis em alguns trechos fazem com que a integração com a área externa seja mais fácil. Em alguns pontos, há vidros foscos para aumentar a privacidade.

Veja muito mais em: https://abravidro.org.br/fique-por-dentro/blog/



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters