Vidroplano
Vidroplano


Dia Mundial da Normalização: por que as normas são importantes?

14/10/2019 - 13h40

Hoje, 14 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Normalização. Instituída em 1970, a data celebra a colaboração entre os milhares de especialistas, dos setores públicos e privados, que dedicam o seu tempo e conhecimento para o desenvolvimento e aprimoramento de literatura técnica.

Desde 1998, a Abravidro é a responsável pelo desenvolvimento e atualização das normas técnicas vidreiras por meio do Comitê Brasileiro de Vidros Planos, o ABNT/CB-37, sediado na própria entidade, em São Paulo. O trabalho é essencial para organizar o crescimento de nosso setor.

Você sabe quais são os objetivos das normas?

Padronização — Simplificar e reduzir procedimentos para a elaboração de produtos e realizações de serviços.

Comunicação — Proporcionar meios eficientes para a troca de informações entre produtores e consumidores, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.

Economia — Reduzir custos dos produtos e serviços, proporcionando ao consumidor e ao produtor melhores condições de mercado.

Proteção — Propiciar segurança e condições adequadas de saúde ao ser humano.

Qualidade ao consumidor — Disponibilizar à sociedade a possibilidade de aferir a qualidade de produtos e serviços.

Eliminação de barreiras comerciais — Evitar a existência de legislação conflitante sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim o intercâmbio comercial. A normalização é ainda um excelente argumento para vendas ao mercado internacional como também para regular a importação de produtos que não estejam em conformidade com as normas do país importador.

Como as normas técnicas do vidro são elaboradas?

É formada uma comissão de estudo com representantes das partes interessadas. Após a discussão e aprovação por consenso de seu conteúdo, o projeto é submetido à análise da sociedade por intermédio do processo de consulta pública. As sugestões ou objeções apresentadas durante nesse momento são analisadas e consideradas pela comissão de estudo antes de o texto ser aprovado para publicação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável pela normalização técnica do País.

Para adquirir as normas técnicas vidreiras, acesse o site da ABNT.

Agora que você conhece mais sobre o assunto, que tal ajudar a formular as normas vidreiras? Aqui está a agenda com as datas das próximas reuniões. Todos podem participar! Confira aqui as normas vigentes e, aqui, os projetos que estão em andamento.

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters