Vidroplano
Vidroplano


Edificação em Nova York aposta na segurança do vidro

09/08/2019 - 11h59

No gigantesco e recém-inaugurado empreendimento comercial Hudson Yards, em Nova York, uma embarcação  feita de vidro e aço se ergue em meio aos arranha-céus: chamada The Vessel, a obra permite visões privilegiadas de Manhattan, rio Hudson e Nova Jersey (cidade que fica na outra margem do rio). Sem nosso material, no entanto, ela não poderia existir. Entenda:

Colmeia de pessoas

Apesar da grandiosidade do projeto em que está inserido, o destaque fica com a The Vessel, um tipo diferente de monumento público: ao invés de apenas apreciar a beleza de longe, o visitante pode andar por ele, subindo e descendo seus 45 m de altura pelos 154 lances de escadas interconectadas ao longo de 16 pavimentos. No total, são quase 2.500 degraus para passear.

Hudson_Yards

Desenvolvida pelo Heatherwick Studio, a estrutura é o coração do projeto. Além de estar exatamente no centro do espaço, chama a atenção de longe, mesmo com os prédios enormes em volta dela — traz formas e cores inusitadas para a tradicional visão de uma cidade grande. Entre as inspirações para esse conceito, estão as escadarias da Piazza di Spagna, de Roma (Itália), e também os tradicionais poços indianos.

vidro-em-obra (3)

Segurança aliada à beleza

Os arquitetos responsáveis tinham a intenção de criar uma obra única, não uma série delas espalhadas pela área. O objetivo era permitir encontros entre as pessoas, encorajando a interação e, principalmente, que gerasse diversão aos visitantes. No entanto, diversão sem segurança não vale nada.

vidro-em-obra

Por isso, todas as escadas possuem guarda-corpos envidraçados, montados com ferragens de aço. Nosso material está ali para evitar acidentes. Muitos turistas, ao tentar tirar as melhores fotos possíveis, podem se apoiar nessas estruturas — o vidro garante a resistência necessária. Além disso, também não interfere no aspecto visual da construção, tanto para quem está nela, aproveitando a vista, como para quem está de fora. Portanto, é possível afirmar: sem vidro, a Vessel não seria tão impressionante.

vidro-em-obra (2)

Novo West Side

A renovação de uma área do bairro West Side, formada por docas e antigas fábricas, ganhou forte apelo em 2009 com a inauguração do High Line, parque arborizado em cima de um trilho de trem suspenso que estava desativado. Dez anos depois, o Hudson Yards chega para mudar de vez a cara da região.

O complexo se assemelha bastante ao estilo multiuso do Rockfeller Center, localizado mais ao centro de Manhattan. Em mais de 110 mil m² de área, conta com apartamentos residenciais luxuosos, shopping center com mais de cem lojas, restaurantes, centro cultural (The Shed, que também leva vidro na fachada), praças, jardins e hotel cinco estrelas. Pra construir esse monte de coisas, teve muito dinheiro envolvido: cerca de US$ 25 bilhões, o que o transforma num dos mais caros (se não o mais caro) empreendimentos comerciais da história dos Estados Unidos.

Assista:

Vídeo: CBS Sunday Morning

Ficha técnica

Autor do projeto: escritório de arquitetura Heatherwick Studio
Local: Nova York, Estados Unidos
Conclusão: março de 2019

Este texto foi originalmente publicado na edição 559 (julho de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters