Vidroplano
Vidroplano


Editorial do presidente: “Responsabilidade e senso de oportunidade”

10/11/2022 - 17h25

A seguir, leia editorial do presidente da Abravidro, José Domingos Seixas:

O mercado vidreiro brasileiro vive um ano desfavorável. Como tem registrado o Termômetro Abravidro, a performance de vendas faturadas em metros quadrados em 2022 acumula uma queda de mais de 30% em relação a dezembro de 2021, mês base para o estudo. O último trimestre do ano, que costuma ser aquecido para o setor, já começou e, aparentemente, não impactou de forma positiva a demanda por nosso material. Resultado disso é que os vidros processados têm registrado baixos preços de venda, o que preocupa a cadeia de processamento.

Mas se há algo que segue em alta – inexplicavelmente, do nosso ponto de vista – é o preço do float. Desde o início da pandemia, em março de 2020, nossa principal matéria-prima acumula reajustes da ordem de 170%.

A alta de preços de insumos da indústria nesse período não foi exclusividade do segmento vidreiro, tendo sido pauta de discussão em diversas entidades setoriais. No entanto, esses mesmos materiais têm, em sua maioria, registrado queda significativa nos custos: aço, plástico, cobre, chapas de aço inox. Nenhum deles acumula variação de preços tão alta como o vidro e, ainda assim, já tiveram os preços reduzidos. O mesmo, infelizmente, não tem ocorrido em nossa cadeia.

Só este ano foram quatro anúncios de subida nos preços do float, a mais recente no final de outubro. O argumento varia, e cada vez temos um vilão diferente: a barrilha, o gás, o diesel, o câmbio, a conjuntura internacional. Fato é que, independentemente do vilão da ocasião, não há espaço para mais reajuste num mercado que, como vimos, registra forte queda nos preços e na demanda.

Num ambiente de desmonte inflacionário, chama a atenção o apetite por recomposição de margens da indústria de float. Com o mercado pouco comprador, não é a canetada que vai resolver o problema. Muito pelo contrário: afugenta os clientes e gera insatisfação em todo o setor. Especialmente em momentos de fraca demanda, como o que estamos atravessando, é fundamental que ajamos com responsabilidade, para evitar medidas desesperadas de todos os lados.

José Domingos Seixas

Presidente da Abravidro

 

Crédito da foto de abertura: Cris Martins



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters