Vidroplano
Vidroplano


Em reunião com vidreiros, AGC mostra como será sua atuação no Brasil

23/04/2012 - 00h00

No dia 18 de abril, antes de celebrarem o assentamento simbólico da pedra fundamental da planta que estão erguendo em Guaratinguetá (SP), os principais executivos da AGC recepcionaram diversos vidreiros em um café de boas-vindas. Na oportunidade, os profissionais e empresários de nosso setor puderam conhecer um pouco mais sobre a maior fabricante de vidros planos e automotivos do mundo e como será a atuação da AGC Vidros do Brasil.


Denis Ramboux, diretor de Vendas e Marketing da subsidiária brasileira da AGC, abriu os trabalhos fazendo uma explanação geral sobre a atuação da multinacional em todo o mundo e revelou que o investimento na unidade de Guaratinguetá, a primeira da empresa em toda a América do Sul, receberá mais de R$ 800 milhões para a produção de 600 t/dia de vidros.


Logo depois, Davide Cappellino, CEO e presidente da AGC Vidros do Brasil, revelou que o objetivo da companhia nipônica em solo brasileiro é dar atenção total aos clientes locais, com foco especial em atendimento de qualidade e diferenciado. “Nossos vidros serão entregues em cavaletes e não em colares. Isso, entre outras vantagens, permite uma compra com maior variedade de tipos de vidro”, explicou o executivo. Cappellino contou ainda que o centro de distribuição que já está em operação em Guarulhos (SP) tem capacidade de armazenar de 4 a 6 mil t e que, com exceção de domingo, o empreendimento funciona por 24 horas. “Por telefone, vocês poderão concluir um pedido no nosso centro de distribuição em apenas três minutos. Em 2h30, o pedido já pode ser retirado”, garantiu.


Assim como Ramboux, o CEO e presidente da AGC Vidros do Brasil falou sobre a empresa e seus produtos — também produzem vidros para displays, eletrônica, energia e química. Embora a sede do Gruro AGC seja em Tóquio, o segmento da empresa voltado para vidros planos tem sua direção sediada na Bélgica. A empresa, inclusive, começou a operar na Europa em 1981, quando adquiriu parte das ações da Glaverbel. Hoje, o grupo tem operações em mais de trinta países e emprega cerca de 50 mil pessoas. “Oferecemos ao mercado uma vasta gama de vidros de alto valor agregado, como insulado com LED, antibacteriano, colorido para revestimento que pode ser temperado com a garantia de uniformidade da cor, ultrafino e low-e que pode ser processado em maquinários para vidros float”, elencou, mostrando orgulho por fazer parte da indústria vidreira que conta com a maior gama de produtos no mundo.


Cappellino aproveitou para explicar porque o forno da empresa em Guaratinguetá tem capacidade de produzir apenas 600 t/dia: “Priorizamos a qualidade e não a quantidade. Queremos caminhar passo a passo”, justificou. Segundo o executivo, quando os investimentos no País forem concluídos, o Brasil terá capacidade de produzir 2 milhões de t/ano. “Esse valor não é muito elevado, visto que teremos um consumo de cerca de 10 kg per capita”. Ele também não mostrou muita preocupação com as importações, pois o câmbio está mudando. “O mercado precisa de maior valor agregado e de agilidade no atendimento. Acreditamos que o fato de oferecermos uma fábrica ágil e que tenha flexibilidade no atendimento irá nos destacar”, cravou.


Sobre alguns valores da AGC Vidros e da AGC Vidros do Brasil. Cappellino ressaltou a importância que a empresa dá à natureza, sempre erguendo unidades que prezem pela sustentabilidade, e à segurança tanto de seus colaboradores como de clientes. Para comemorar o fato de o armazém da AGC em Guarulhos ser erguido sem um único acidente, Kurt Hammeuw, diretor de Logística da AGC do Brasil, entrou na reunião usando um capacete.


Por último, Alexandre Pestana, presidente da Abravidro, foi chamado para receber, em nome de todos os vidreiros brasileiros, uma placa em que estavam os dez mandamentos da AGC: 1. Responsabilidade Social; 2. Meio ambiente; 3. Qualidade; 4. Atendimento ao cliente; 5. Relacionamento; 6. Competitividade; 7. Inovação em produtos; 8. Confiabilidade; 9. Agilidade; e 10. Inovação em logística.


Confira a cobertura completa sobre tudo que aconteceu no evento de assentamento simbólico da pedra fundamental da AGC Vidros do Brasil na edição de maio de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters